Você já deve ter ouvido falar das campanhas de Agosto Dourado, Outubro Rosa e Novembro Azul, né? Mas, hoje é dia de falar sobre o Setembro Amarelo. Isso porque, o mês foi escolhido para conscientizar a população sobre meios de prevenção ao suicídio. Além disso, ensinar formas de reconhecer sinais ao nosso redor a fim de evitá-lo. Mas, como a data surgiu, afinal?
Há quase 30 anos, nos Estados Unidos, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme era conhecido por ser uma pessoa muito carinhosa e com habilidades mecânicas. Contudo, sua marca registrada era um Mustang 98 que ele mesmo havia restaurado e pintado de amarelo. 💛
A princípio, tudo parecia correr bem na vida de Mike. Mas, em setembro de 1994, ele cometeu suicídio. Por fim, no dia do seu velório, amigos e familiares decidiram distribuir cartões e fitas amarelas, bem como a cor de seu Mustang. Os cartões traziam frases como: “se precisar, peça ajuda”. Dessa forma, era possível apoiar outras pessoas que pudessem estar enfrentando problemas semelhantes aos do Mike.
Logo depois, a ação ganhou tanta repercussão que se expandiu por todo o País. Como resultado, jovens em situação de instabilidade emocional passaram a usar cartões amarelos para pedir ajuda em momentos críticos. Então, em 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Por esse motivo, o amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar a campanha deste mês.
No Brasil, o Setembro Amarelo foi criado em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Devemos ficar atentos!
O suicídio pode acontecer com qualquer pessoa, independente de idade, gênero ou classe social. Por isso, é super importante ficar atento e cuidar muito da saúde mental.
Embora o assunto não seja nada agradável, o alerta é muito importante, os números assustam. A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. Esta informação foi divulgada pela OMS, em 2019. A instituição também aponta que pelo menos 800 mil pessoas cometam suicídio por ano.
Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda 🙂
Se você está passando por um momento difícil e não está conseguindo lidar com suas angústias e frustrações sozinho, não hesite em buscar ajuda. Sabe por quê? O acompanhamento de um profissional pode ser fundamental para te ajudar a superar uma fase difícil. Além disso, você poderá receber um tratamento correto e efetivo.
Lembre-se, sempre há uma saída! Por mais difícil que a situação possa parecer no momento. 💛💡
Você também pode sempre entrar em contato com o CVV, a ligação é gratuita. Lá, eles trabalham 24 horas, todos os dias, para oferecer suporte emocional. Os atendimentos são feitos pelo telefone 188 ou pelo chat online no site. Eles garantem o anonimato e nada do que você falar sairá de lá.
Playlist motivacional da Lisa
Para finalizar, trouxe pra vocês uma listinha de músicas para todos os gostos. A música alegra a alma, eleva nosso espírito e não nos deixa esquecer o tamanho da nossa força! Bora?
- Here Comes The Sun – The Beatles
- Don’t Try Suicide – Queen
- This Song Saved My Life – Simple Plan
- Don’t Stop Believin’ – Journey
- Fireworks – Katy Perry
- The Climb – Miley Cyrus
- Skyscraper – Demi Lovato
- In my Blood – Shawn Mendes
- O Sol – Jota Quest
- Bilhetes – Tiago Iorc
- AmarElo – Emicida, Majur e Pabllo Vittar
Nesta última música “AmarElo”, a mais recente da lista, o rapper Emicida iniciou o single com um áudio que recebeu de um amigo que desabafava sobre sua depressão. A ideia da música foi fazer com que as pessoas observassem ao redor e se enxergassem maiores do que seus problemas, independente de quais fossem.
E é assim que quero terminar esse artigo, lembrando cada um de vocês o quanto são especiais e que vocês não estão sozinhos. 💛