fbpx Skip to main content
Creme depilatório: como funciona e riscos que apresenta para a pele

3 riscos que creme depilatório pode causar na sua pele que talvez você não sabia

Provavelmente você já deve ter utilizado creme depilatório ou até mesmo já cogitou em usá-lo. A promessa deste produto é tentadora: pele livre dos pelos em cinco minutinhos, sem dor e – melhor ainda – sem sair de casa.

Pode ser o sonho de uma boa parte das pessoas, pois quem nunca foi surpreendido pela necessidade urgente de de ter os pelinhos removidos facilmente e de uma hora para outra, ou no caso do creme, de uns minutos a outro? Acredito que você também.

A solução dada por esse método atrai muitas pessoas, aliás, o que mais queremos é facilidade e agilidade.

Quando pensamos em creme de depilação, questões vêm à nossa cabeça, como, por exemplo, como ele funciona? Que substância ele tem que o faz eliminar os pelos? Existem riscos para a pele? E a durabilidade da depilação? Creme depilatório íntimo é uma boa opção? Quais partes do corpo posso depilar?

Todas essas dúvidas serão respondidas ao longo do texto e caso você já tenha usado ou quer começar a utilizar o creme para a retirada dos pelos, garanto que vai aprender muito conosco.

Confira abaixo as maiores informações dos cremes depilatórios.

Como o creme depilatório funciona?

Basicamente, o modo de uso acontece em três etapas: você aplica o produto na pele, aguarda alguns minutos e retira o creme com os pelos já soltos. Mas, afinal de contas, como essa “mágica” acontece?

O funcionamento do creme depilatório se dá pela base química de formação: as substâncias contidas nela agem na haste do pelo, literalmente desintegrando-a por meio de uma quebra de ligações químicas que mantêm a sua integridade.

Traduzindo em bom português: só a parte visível do pelo é eliminada, portanto ele cresce mais rápido do que nos outros processos depilatórios que agem na raiz, como a depilação a laser.

Como age na pele?

Outro bônus da depilação com creme é seu poder de hidratação. Como ele tem agentes hidratantes e calmantes em sua fórmula, a pele fica mais macia e menos áspera do que depois da depilação com a lâmina, por exemplo.

Contudo, como se trata de um produto bastante químico, existem riscos para a sua pele. Por isso, o ideal é que, antes de aplicar o produto, você escolha uma região menor (como o antebraço) para fazer o teste de sensibilidade e confirmar se não há alergia ao produto.

Os cremes ainda oferecem uma série de limitações quanto ao uso: regiões muito sensíveis, com irritações e machucados, ou pessoas que fazem uso de ácido não devem ser depiladas com o produto. No blog Universa você acompanha mais sobre os cuidados básicos para não prejudicar sua pele.

É sempre importante ler as recomendações do produto antes de usar ou consultar um dermatologista, e claro, cuidar para evitar contato com os olhos.

Em caso de contato, utilize água imediatamente e abundantemente.

Os principais riscos do creme depilatório

  • Alergias

Quando você opta a usar o creme depilatório, antes de aplicar na pele para remover os pelos, os profissionais sugerem que faça o primeiro uso para um teste em outra área do corpo, por exemplo no antebraço e aguardar após 24 horas, assim sua pele reage de acordo com o produto, tornando tudo mais seguro e com menos chances de haver nenhuma reação adversa na área de seu interesse.

Fique alerta se o produto é aprovado por órgãos como a ANVISA e testado dermatologicamente.

  • Irritações

Algumas pessoas sofrem de irritação na pele por possuírem maior sensibilidade ou alergia a determinados produtos, para isso você pode acalmar essas irritações utilizando produtos com Aloe Vera ou cremes/géis calmantes. Mas lembre-se sempre de limpar bem a pele antes de trata-la.

  • Queimaduras

Por mais inofensivo que seja, o creme depilatório, quando utilizado errado ou fora da validade, pode causar sim queimaduras na pele. Por muitas pessoas serem sensíveis a esse produto sem saber, acabam utilizando o produto sem testar ou até mesmo sem levar em consideração os cuidados.

Caso sua pele tenha sido queimada pelo creme, trate com pomada ou até mesmo com produtos que previnam infecções e acalmem sua queimadura, após isso, dê o tempo necessário para sua pele sarar.

Quanto tempo dura?

Como já falamos, o creme depilatório não age na raiz do pelo, portanto sua durabilidade é baixa: a média varia de 3 a 7 dias. Ou seja, os pontos positivos — praticidade e agilidade — são contrabalanceados pela pouca durabilidade.

A aplicação contínua do creme tem que ser analisado, pois pode irritar a pele.

Creme depilatório x depilação a laser: qual compensa mais?

Se você está buscando métodos menos doloridos que as ceras quentes ou frias e os aparelhos depilatórios, tanto o creme de depilação quanto o laser se apresentam como as melhores alternativas.

Entretanto, enquanto o creme oferece uma durabilidade restrita, além de ter muitos químicos em sua fórmula — o que pode gerar sensibilidade, alergias e agressões à pele como já citadas anteriormente —, a depilação a laser age na raiz, favorecendo uma depilação duradoura. Ela pode ser feita em qualquer região do corpo (exceto nas sobrancelhas) e sem prejudicar a saúde da derme, ajudando até quem sofre de foliculite.

Ou seja: pele lisinha por muito mais tempo e com muito mais saúde!

Agora que já sabe como funciona e quais são os reais riscos do creme depilatório, deu para perceber que o laser pode ser uma escolha muito mais vantajosa para uma quem quer um resultado prolongado.

Descubra agora os diferentes tipos de depilação, e como elas podem suprir suas necessidades. Você vai se surpreender!

E escreve aqui embaixo: você já teve problemas com creme depilatório? Possui mais alguma dúvida?

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

73 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mari
Mari
09/05/2019 22:44

Deixei por muito tempo o creme , na verdade passei e esqueci de remover, e agora ficou bem vermelho a pele, o q devo fazer?

Karine Dandolini
Karine Dandolini
10/05/2019 08:48
Reply to  Mari

Olá Mari! O ideal é você limpar bem a pele com um sabonete bem suave. Caso você tenha por perto, cremes e géis calmantes com fórmulas à base de aloe vera ajudam e muito no processo de acalmar a pele pós depilação. Outro aliado é o gelo, porque ele funciona como um anestésico fechando os poros e aliviando a sensação de de dor e coceira (se tiver). Evita desodorantes e produtos que possuam álcool até 12h após a depilação, porque vai irritar ainda mais a pele. E dependendo de onde você utilizou o creme, deixe a área “respirar”, use roupas… Read more »

Dani
Dani
26/06/2019 18:15

O conteúdo dura para quantos usos? em média…

Karine Dandolini
Karine Dandolini
03/07/2019 10:32
Reply to  Dani

Oi Dani, tudo bem? Depende do quanto você usar, já que a depilação com o creme dura de 3 a 15 dias. Dependendo da área que você utilizar, pode ser que o tubo dure 1 mês até 6, mas como eu disse, depende muito da sua rotina de uso.

Mariane
Mariane
23/07/2019 02:53

Eu passei do corpo no buço, tem perigo de nascer grosso ? ou grande ?

Raquel
Raquel
31/07/2019 20:10

vc acha que creme depilatório deixa a pele mais cara Ou da na mesma se usar o aparelho de barbear ?

Grasiele dos Santos
Grasiele dos Santos
14/09/2019 14:54

Boa tarde usei o creme e dei alergia e queimaduras no rosto ta ardendo demais o que devo fazer

Carla
Carla
24/09/2019 09:52

Ola bom dia !!

Eu faço vou começar a fazer um procedimento de clareamento com ácido na virilha e não quero me depilar com cera . Eu posso depilar com creme depilatório ?

Neiva Conceição da Silva de Reais
Neiva Conceição da Silva de Reais
24/09/2019 12:36

Mulhe fui passar isso que tu recomendou e minhas partes estão tudo vermelha o que faço? Não posso nem mija que dói a vergonha que passei na igreja

Rayane
Rayane
18/10/2019 00:35

Passei o creme na face e assou demais, inchou e ficou bem feio, tem algum remédio q possa aliviar mais?

Flávia Evelin Rogério
Flávia Evelin Rogério
31/10/2019 01:08

Usei o creme em outra pessoa sem ler o rótulo e não podia ser usado no rosto e usei pra tirar a ponta do bigode. E está vermelho e saindo o líquido, tô com o coração na mão, usei aquele da Avon, fui uma total inresponsável. Agora não consigo dormir. Ele lavou o rosto com água corrente, mais tô com medo de piorar agr enquanto ele dorme. Ele tá mais calmo que eu mais eu tô quase infartando ou tendo algum tipo de crise de ansiedade ou coisa assim.

Leticia
Leticia
09/01/2020 11:30

Oi
Eu usei o creme depilatório após retirar o creme a área ficou toda vermelha é normal ?

kcleber
kcleber
01/11/2019 23:17

Ola, nunca gostei do creme porque nunca fica bom, tem que passar exageradamente? acabei de aplicar e deixei ate mais de 10 minutos e a remocao foi dificil e tive que raspar forte pra sair…

Valdomiro Navarro Neto
Valdomiro Navarro Neto
08/11/2019 23:26

Boa noite Eu usei o creme depilatorio e esta ardendo muito o que fazer?

alice
alice
18/11/2019 06:51

olá há cerca de 4 dias usei o creme depilatorio mas nao devo ter reparado e deve ter tocado na parte vaginal e agora arde e doi lá dentro e tambem tenho um pouco de sangue a correr. o que devo fazer?

Karla
Karla
24/11/2019 20:15

Eu usei o creme depilatório, e notei a parte buço ficou escura, como se tivesse queimado,
E agora eu estou c vergonha de sair na rua,
Existe alguma coisa que eu possa passar pra aliviar isso!?

Nicolle
Nicolle
16/04/2020 21:04
Reply to  Karla

Comigo tb ! Estou passando hipoglos

Talita
Talita
29/11/2019 14:37

Uso um sabonete para acne (actine) que contem ácido salicílico, posso usar o creme depilatorio? Tem 5 dias que parei de passar o sabonete no buço pq essa é a área q vou usar o creme mas sigo usando no restante do rosto

Silvania Silva da Rocha
Silvania Silva da Rocha
12/12/2019 06:38

Bom dia
Eu fiquei sabendo que esses cremes depilatória são cancerígeno, e verdade? Meu marido fez uma cirurgia para retirar excesso de pele no pênis, daí foi retirado demais ele ficou com pelo quase em todo o pênis dele, daí ele fica muito incomodado com todos esses pêlos no pênis dele, o que eu posso fazer?

Rica
Rica
14/12/2019 07:20

Olá… Uso o creme pra depilar o bumbum. Mas vejo que em uma semana os pêlos começam a crescer. Posso usar novamente o creme após uma semana?

Andréia
Andréia
14/12/2019 15:14

O creme depilatório pode ser usado nas partes íntimas?

Simone
Simone
18/12/2019 09:02

Se eu usar o creme depilatório hoje dia 18/12/19 e posso fazer uma depilação a laser no dia 21/12/19?

Malu
Malu
22/12/2019 01:00

Oi Lisa! Tudo bem com você?
Então, eu usei o creme depilatório seguindo todas as instruções e sai sem nenhum problema, porém após cerca de 5 horas depois a região da parte íntima começou a incomodar.
Verifiquei no banheiro e não há irritação (ainda), o que eu deveria fazer?
Grata pela atenção.

Kammylla
Kammylla
23/12/2019 22:34

Olá, eu usei o creme depilatório, porém, na minha pele tinha um pequeno machucado, pode acontecer algo muito grave?

Vitor
Vitor
24/12/2019 16:49

Passei no buço, tem risco de evitar o crescimento para sempre?

Natalie Cristina
28/12/2019 23:51

Após passar o creme regulatório, eu posso utilizar um creme hidratante no rosto?

Clara
Clara
30/12/2019 13:01

Olá, acabei de me depilar e antes de fazer isso não havia nadinha, depois de me depilar comecei a sentir uma ardência na parte de baixo, próximo a entrada da vagina, e percebi dois ferimentos próximo ao local, gostaria de saber se pode ter sido o creme que fez isso (usei o creme depilatório da Avon).

Barbara
Barbara
02/01/2020 23:33

olá, o creme deixa os pelos grossos??

Regina Dibble
Regina Dibble
04/01/2020 22:55

Passei o creme na região da sobrancelha e queimou. O que devo fazer ?

talitamendespg349@gmail.com
06/01/2020 21:43

Oi meu nome é talita,usei o creme depilatório na área do buço e agora está ardendo bem pouquinho é normal?!

Victória
Victória
13/01/2020 11:15

Queria saber se faz mal o uso do creme depilatório em quem só faz depilação a cera , se causa alguma reação e etc.

João
João
13/01/2020 12:48

Sempre vejo comentários falando que os pelos engrossam, após a depilação com cremes, isso procede?

Maiara
Maiara
14/01/2020 15:32

Usei o creme depilatório corporal por engano
no rosto e agora minha pele está coçando

Kemilly
Kemilly
15/01/2020 13:28

Usei o creme depilatório nas partes íntimas e agora estou com irritação , e coceira , coloquei gelo melhorou um pouco , ai fui ver se estava melhorando e está nascendo bolinhas . O que eu faço ?

Ariane
Ariane
26/01/2020 22:34

Boa noite me depilei com folhas prontas ja de cera logo apos passei removedor pra tirar a cola n sei se pode ter sido isso mais manchou minha pele ficou a marca certinha da cera oq fasço agora ?

Arturo
Arturo
27/01/2020 17:36

Boa tarde eu usei a creme e deixou queimadura no rosto que fazer para que o meu rosto no fique com mancha da queimadura.

Mayrê
Mayrê
04/02/2020 16:43

Eu passei na parte intima e no mesmo dia nasceu uma bolinha o que faço ?? Pois a bolinha esta doendo e tem pus dentro…

Sofia
Sofia
09/04/2020 21:41

boa noite utilizei um creme nas zonas intimas e agora esta bastante irritada mas já não é a primeira vez que uso o creme sendo que desta vez ficou assim, o que devo fazer??

Fulana..
Fulana..
14/04/2020 15:26

Eu fui passar o creme depilatório e dias depois notei uma verruguinha perto do ânus, na verdade duas. Isso passa sozinho ou devo ir ao médico??