Controlar a oleosidade da pele pode ser um desafio, sobretudo para quem tem uma rotina muito corrida, mas precisa estar sempre bonita. O controle da oleosidade parece uma luta constante, assim como a busca por produtos que façam a diferença no seu dia a dia. Mas saiba que não há mistério para tratar a pele oleosa. O que ela realmente precisa é de alguns cuidados diários que você pode adotar.
Se você não entende muito bem, a oleosidade se dá devido a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, porém, em excesso. Isso faz com que a pele se torne mais propensa ao surgimento de cravos e espinhas, atingindo 90% das mulheres jovens, segundo o blog Minha Vida.
Diferente de alguns pensamentos, ter uma pele oleosa, que causa aquele brilho excessivo, chegando a reluzir, fazendo a pessoa utilizar de diversos produtos como a base, pó compacto para esconder. Porém, não é por conta de maus cuidados que ocorre esse surgimento, esse excesso de sebo pode ser, geralmente, genético.
No post de hoje, apresentamos cinco cuidados importantes que vão fazer toda a diferença para que sua pele fique sempre bonita e saudável. Acompanhe com a gente!
1. Hidrate a pele oleosa é essencial
Quem tem pele oleosa costuma ter receio de usar hidratantes. Mas, como em qualquer tipo de pele, a hidratação é um passo essencial. Para isso, procure usar cremes hidratantes anti-idade e/ou que tenham propriedades que suavizam o excesso de oleosidade. Mas se mesmo assim você ficar com dúvidas, o conselho é procurar um dermatologista.
Você também pode utilizar produtos que tenham vitamina C como um agente desse cuidado, pois ela ajuda a controlar a oleosidade e as duas maneiras de utilizar é a noite ou nos períodos diurnos antes do protetor solar e da maquiagem.
2. Aplique filtro solar diariamente
O filtro solar também precisa ser aplicado diariamente, já que sua pele não está livre dos efeitos nocivos do sol. Se possível, aproveite e utilize cremes hidratantes que já contenham algum fator de proteção na fórmula.
Caso não consiga encontrar um hidratante adequado ao seu tipo de pele e que também proteja sua pele do sol, procure um filtro solar que seja específico para peles oleosas. Mas lembre-se de sempre utilizar algum produto antes que contenha a vitamina C.
3. Evite lavar a pele o tempo todo
Possivelmente, a sensação de estar com a pele engordurada é um incômodo para você. Mas saiba que nem por isso deve lavar a pele o tempo todo, já que, ao invés de diminuir a presença de oleosidade, você irá estimular ainda mais a sua produção.
Procure lavar a pele, no máximo, duas vezes por dia, usando somente água. Nos dias em que precisar esfoliar, é melhor evitar esfregar demais a pele, sob risco de produzir mais gordura e, em muitos casos, pode até machucar a pele.
Alguns sites indicam que você faça uma limpeza no rosto usando sabonete duas vezes ao dia. Os tipos de sabonetes mais indicados são os que são à base de enxofre e ácido salicílico. Então, se você sofre de oleosidade, atente-se na hora de comprar o produto.
4. Pele oleosa e a maquiagem
A maquiagem está liberada para quem tem a pele oleosa. Porém, após a higienização e hidratação da pele, não se esqueça de aplicar o primer. Mas o que é o primer? É uma espécie de base incolor e esse produto ajuda a maquiagem a durar mais, o que é essencial para quem tem a pele oleosa, pois a matifica, além de evitar deixar aquela aparência de excesso de gordura.
Outro cuidado que costuma ser negligenciado por quem usa maquiagem é a remoção dela antes de dormir. Esse cuidado precisa ser tomado com bastante rigor, sobretudo se você usa maquiagem durante todo o dia e tem a pele oleosa.
A verdade é você pode ter problemas com a maquiagem com qualquer tipo de pele, então é bem interessante você ter os cuidados necessários na hora de utilizar e também na hora de remover, usando os produtos específicos e cuidando para o problema não piorar futuramente.
Saiba que, durante o dia, sua pele entra em contato com poluição, sujeira, suor. A maquiagem faz com que tudo isso fique preso à sua pele, ou seja, se você não fizer a correta higienização, estará mantendo na superfície da pele todos os micro-organismos e sujeiras que só irão agravar o problema da oleosidade excessiva. Portanto, o ideal é manter a pele sempre limpa e hidratada.
Gostou das dicas? Que tal acompanhar mais delas em nossas redes sociais? Curta nossa Fanpage e também nosso perfil do Instagram!