fbpx Skip to main content
Queda de cabelos: saiba os motivos, mitos e verdades

Queda de cabelos: saiba os motivos, mitos e verdades

De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos e 50% daquelas com mais de 40 anos sofrem com o problema de queda de cabelos.

Por vezes, ter os fios de cabelo saudáveis é apenas uma questão de equilíbrio hormonal e metabólico. No entanto, existem situações em que a causa da queda de cabelos pode ser algo um pouco mais complexo, como alguns tipos de doença ou a calvície hereditária.

Diariamente uma pessoa pode perder, em média, 100 fios de cabelo dos aproximadamente 150 mil que possui na cabeça. Esse é um número já esperado. Porém, caso essa quantia seja ultrapassada, você provavelmente está com problemas de queda.

Você sofre com a queda de cabelos? Ninguém gosta de perder cabelos, não é mesmo? Além do mais, ao perceber uma queda de cabelos acentuada é importante detectar a causa e buscar o tratamento adequado.

Entenda mais sobre o ciclo de vida do fio de cabelo.

 O que pode causar a queda de cabelos é:

  • Anemia;
  • Alopecia areata;
  • Problemas na tireoide;
  • Estresse físico ou emocional, ansiedade e insônia crônica;
  • Pós-parto;
  • Excesso de Vitamina A;
  • Deficiência de proteína, vitaminas e minerais;
  • Enfraquecimento ou inflamação no couro cabeludo;
  • Abuso de tratamentos químicos nos cabelos, secador, chapinha, banho quente e penteados;
  • Dermatite Seborreica (excesso de oleosidade no couro cabeludo); ​
  • Fatores genéticos;
  • Alterações hormonais.

Alguns mitos e verdades:

“Se você usar boné, você ficará careca.”

Mito: Essa é uma afirmação que todos já escutamos. Mas, na realidade, o uso de boné não faz acontecer a queda dos cabelos. Além disso, aquelas pessoas que não tiram o boné da cabeça podem desenvolver doenças como a dermatite seborreica e, como vimos ali em cima no post, essa pode ser uma das causas de queda.

“Estresse contribui com a queda.”

Verdade: O estresse pode afetar o sistema circulatório periférico, o que afeta a fixação dos fios. Pode também aumentar a taxa de cortisol no sangue, o que também colabora para a queda.

“Cortar as pontas dos fios ajuda no crescimento.”

Mito: O fato de cortar as pontas do cabelo não interfere no bulbo capilar, responsável pelo crescimento.

Além disso, o cabelo cresce, via de regra, cerca de um centímetro por mês. Cortar as pontas serve para deixar o cabelo mais bonito e tirar as pontas duplas e ressecadas, mas fora isso, não irá apresentar diferença em relação a velocidade do crescimento.

“Uma boa alimentação influencia.”

Verdade: Uma alimentação saudável, rica em proteínas, vitaminas e minerais é imprescindível para quem deseja ter os cabelos mais fortes e bonitos.

Claro que ela vai depender do organismo de cada um, aliás, nem sempre o que funciona para mim irá funcionar para outra pessoa. A dieta errada causa ainda mais gravidade do que não fazê-la. É importante procurar um médico nutricionista e se consultar da maneira devida.

“Lavar os cabelos todos os dias causa queda capilar.”

Mito: Quanto melhor higienizado estiver o couro cabeludo, menos oleosidade e sujeira e, assim sendo, menor a possibilidade de queda. A sujeira também impede o crescimento e obstrui os poros.

A queda é mais a ver com problemas internos, decorrentes no bulbo capilar. A frequência ideal de lavagem depende do tipo de cabelo. Se for normal, seco ou oleoso, cada cuidado é diferente.

Se você lavar todos os dias, há riscos somente de tirar a proteção natural dos fios, mas cair não.

“O crescimento dos cabelos é mais rápido no verão.”

Verdade: O sol estimula hormônios como a prolactina e a melatonina que induzem o bulbo capilar, acelerando o crescimento dos fios.

Geralmente quem mora em cidades mais frias, tem a preocupação em pegar bastante sol no verão, mas, em excesso, atrapalha a saúde dos fios, além de desbotá-los. Como o Brasil tem bastante incidência de luz solar o ano todo, nos acostumamos às condições climáticas do local.

“Pintar e descolorir faz cair mais cabelos.”

Mito: O uso de químicas como tintas e descolorantes agridem os fios de cabelo. Mas, apenas danificam o cabelo, e não o couro cabeludo — portanto, esses métodos não evitam a queda de cabelos.

Para não haver agressão, é fundamental descolorir os cabelos com ele ainda não lavado, pois a oleosidade de um ou dois dias ajuda a proteger o couro cabeludo de irritações. Você pode ter mais dicas clicando aqui.

“No outono os cabelos caem mais.”

Verdade: Durante o outono, os sensores de luminosidade, existentes em nossa pele, recebem menos luminosidade do sol. Isso diminui o estímulo de divisão celular, o que acarreta em uma queda de fios, além de enfraquecer a raiz.

“O uso de condicionador pode causar queda de cabelo.”

Mito: O condicionador apenas faz os fios, que já estão na fase de queda, caírem com mais facilidade. Mas use condicionador apenas nas pontas, o uso no couro cabeludo pode acentuar a dermatite seborreica.

Todos os mitos e verdades podem sim ser levados a sério, mas você deve procurar especialistas para entender o melhor método de tratamento em relação a condicionadores, alimentação e outros produtos mencionados anteriormente.

Utilizar as dicas de um jeito correto e levando em consideração seu organismo e tipo de fio, trará o resultado melhor que o esperado.

Gostou do post? Você sabia de todos estes mitos e verdades? Se sim, deixa nos comentários e fala para nós os maiores mitos que você já ouviu!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bélit Araújo
12/05/2019 23:18

Amei o post <3. Parabéns! Amei de verdade <3