fbpx Skip to main content
Sinais da idade: 3 dicas para cuidar melhor do seu rosto

Sinais da idade: 3 dicas para cuidar melhor do seu rosto

Se tem um lugar onde a gente não faz muita questão de mostrar a idade é no rosto. Combater os sinais da idade tona-se, muitas vezes, prioridade, pois apesar de serem um reflexo da nossa experiência de vida, podem causar incômodos e afetar a nossa autoestima — quer a gente perceba ou não.

Sabemos muito bem que é inevitável que a idade chega, e muitos são os fatores nos levam a esse momento. Algumas pessoas mais precocemente do que outras. Os fatores são basicamente genética, hormônios, estresse e até mesmo os níveis elevados de açúcar no sangue e glicação.

Claro que existem outros, como aponta a Sociedade Brasileira de Dermatologia, sendo a radiação solar, tabaco, abuso de bebidas alcoólicas, radicais livres, movimentos musculares, bronzeamento artificial e, é claro, a alimentação.

No entanto, algumas dicas simples, quando adicionadas na rotina de beleza diária, são poderosas aliadas nessa busca pela “arte do disfarce”. Descubra nesse artigo como dar ao seu rosto o cuidado que ele merece.

Prefira os cosméticos com colágeno

O envelhecimento do rosto, geralmente, é o primeiro a dar as caras. Ele começa a surgir na casa dos 30 anos e é um procedimento natural da pele e também possui bastante influências, como as citadas acima. Muitas mulheres quando atingem a fase balzaquiana recorrem aos cremes anti-idade para tentar evitar esse processo.

O colágeno é responsável por um terço da proteína de nosso corpo, além disso, deixa a pele resistente e elástica, reforça tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos e sustenta os órgãos internos. Ossos e dentes são feitos pela adição de minerais à matriz de colágeno, e 75% da pele é colágeno, conforme o site Minha Vida.

No entanto, o uso excessivo desses produtos pode trazer o efeito inverso, fazendo com que a pele adquira uma aparência envelhecida. Os agravantes são maiores para mulheres que estão na fase de gestação ou amamentando. Por isso é importante que o tratamento seja feito com ajuda de um médico especializado.

Aliás, tratamentos faciais feitos de maneira errada pode causar, em alguns casos, os tão conhecidos pés de galinha.

Para que você possa manter a jovialidade facial firme e forte, o melhor é investir nos cosméticos que incentivam a produção de elastina e colágeno. Com o seu efeito antioxidante, esses cremes fazem com que sua pele do rosto fique sempre linda.

Coma bem

Uma alimentação correta é fundamental para que o seu rosto esteja com a beleza em dia. Para atrasar os primeiros sinais do envelhecimento das células, você pode consumir alimentos ricos em flavonoides — como o chá verde e a beterraba —, em carotenoides — como o mamão, a laranja e a cenoura —, e em zinco — que você encontra em peso nos frutos do mar.

É muito importante, para não ter nem chance de um envelhecimento precoce, combatar no seu dia a dia alimentos que possuam radicais livres, como, por exemplo, ricos em vitamina C, A, E… ou seja, alimentos que sejam antioxidantes.

Os antioxidantes possuem uma carga positiva, enquanto radicais livres apresentam uma carga extremamente negativa para nós. Quando iniciamos uma dieta com antioxidantes, por exemplo, balanceamos nosso organismo, pois mesmo que continuamos a consumir os radicais livres, eles se tornam inofensivos por causa da carga positiva.

Além desses nutrientes, o selênio — presente nas castanhas —, o silício — encontrado na aveia — e os alimentos com forte concentração de isoflavonas, como é o caso da soja, também ajudam na guerra contra a flacidez cutânea. De brinde, você ainda garante uma qualidade de vida ainda maior por ter uma dieta mais balanceada.

Invista em tratamentos

Alguns procedimentos estéticos também podem ser utilizados para evitar o aparecimento dos sinais da idade no rosto. Atualmente, existem vários métodos que você pode aplicar em uma clínica especializada ou, até mesmo, fazer no conforto do seu lar.

A ginástica facial, por exemplo, é uma ótima pedida para tonificar a musculatura da face. Faça exercícios que trabalhem o rosto inteiro, assim a prevenção estará garantida por completo.

A partir dos 35 anos, quando a pele apresenta sinais mais claros de ressecamento, tendo a necessidade de ser hidratada com mais frequência e também é a idade que a produção de colágeno diminui cerca de 30%, é bom investir na introdução de ativos como ácido glicólico para melhorar a quantidade de colágeno.

O uso de ácido tranexâmico é interessante caso você deseje que sua pele uniformize e acabe com aquelas manchas escuras. Outra sugestão é a máscara feita com duas colheres de iogurte, uma de mel e 12 gotas de óleo de argan batidos no liquidificador. A solução deverá ficar no rosto por meia hora e é retirada com água morna.

Acima dos 45 anos você pode pôr em sua lista o uso do ácido hialurônico, pois ele ajuda a recuperar a densidade da pele e o contorno de seu rosto, já que nessa idade a flacidez fica um pouco mais visível tanto no rosto quanto no corpo.

Na lista dos tratamentos das quais você acabar tendo que desembolsar um certo dinheiro, podemos citar como exemplos o peeling químico, que faz uma renovação celular, e o preenchimento a laser, que incentiva muito a produção de colágeno da sua pele.

Você pode conhecer um pouco mais de alguns tratamentos nesse artigo que eu separei para você.

Alguns cuidados, porém, são comuns a todas as mulheres, independentemente da idade: limpar, tonificar e hidratar a pele diariamente e usar sempre um protetor solar com FPS 30. Seguindo essas dicas, as pessoas terão dificuldade em acreditar que você escapou ilesa aos sinais da idade.

Gostou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments