fbpx Skip to main content
Esfoliação corporal: conheça os melhores benefícios

Esfoliação corporal: conheça os melhores benefícios

A esfoliação corporal é um processo que remove as células mortas da camada mais superficial da pele. Essas células já cumpriram a sua função, perderam a sua vitalidade e por isso, precisam ser removidas.

O processo de esfoliação consiste em limpar a pele por meio de uma mistura de produtos que contenham óleos e micro grânulos. Essa técnica permite a renovação natural das células, e o resultado é uma pele mais limpa, fina e saudável.

Para te ajudar a descobrir os benefícios da esfoliação corporal, criamos este post com algumas dicas importantes. Confira!

Os tipos de esfoliação

As esfoliações podem ser químicas ou físicas, e você pode escolher o tipo que se adequar melhor à sua pele. Aliás, como cada pele reage de uma forma com determinados cremes, então é bom você se atentar antes de comprar, ok?

A principal diferença entre esses dois tipos de esfoliação é o produto que é usado. A física é composta por um creme ou gel com pequenas partículas que esfoliam a pele, já a química não tem esses grãozinhos e a esfoliação se dá apenas com a ação química dos seus componentes.

Quem deve fazer a esfoliação corporal?

Pessoas com qualquer tipo de pele podem aproveitar os benefícios da esfoliação. O que muda é o intervalo entre uma sessão e outra. A pele oleosa, por exemplo, requer um intervalo de 7 a 10 dias.

Quem tem a pele seca pode fazer esfoliações a cada duas semanas. Esses intervalos são indicados para esfoliações realizadas em clínicas estéticas.

Se você optar por fazer esfoliações em casa, os intervalos entre um procedimento e outro podem diminuir. O ideal é que a esfoliação corporal seja realizada uma vez por semana.

Vale lembrar que os esfoliantes variam de acordo com os tipos de pele. Peles sensíveis requerem produtos de textura mais uniforme, com micro grânulos menores. Esses produtos suaves também são indicados para quem tem a pele mais ressecada.

Alguns esfoliantes contêm substâncias que, além de renovarem a pele, agem como anti-inflamatórios, antimicrobianos e normalizam os poros dilatados. Esses produtos são ideais para peles oleosas. Já a pele normal é mais versátil: reage bem aos esfoliantes naturais e aos sintéticos.

Quais são os benefícios da esfoliação corporal?

A esfoliação corporal oferece inúmeros benefícios à pele. O processo promove uma uniformidade na tonalidade da pele, melhora a circulação sanguínea e estimula o processo metabólico. Além disso, a esfoliação ajuda a atenuar as rugas e as linhas de expressão e combate o aparecimento da acne.

É sempre importante que depois que você faça a esfoliação no rosto, por exemplo, utilize tônico para equilibrar o pH da pele, e, após isso, hidrate! Protetor solar é indispensável também.

A esfoliação também tem um efeito relaxante e revigorante. Além disso, o processo é a base de outros tratamentos estéticos, visto que limpa a pele e faz com que ela absorva melhor os produtos aplicados.

Uma dica importante é fazer uma esfoliação corporal três dias antes e três dias depois da depilação. Assim, você evita que os pelos encravem.

A esfoliação é igual em todo o corpo?

Você já deve ter percebido que sua pele não é igual em todas as partes do corpo. O rosto, por exemplo, tem a pele mais sensível do que a do restante do corpo. Por esse motivo, os cuidados devem ser redobrados — principalmente na região dos olhos e da boca.

Dessa forma, procure fazer uma esfoliação pela manhã e evite tomar sol nas horas seguintes. Também é importante realizar o procedimento com produtos específicos para o rosto.

As mãos, por estarem em contato frequente com produtos químicos, água, sol e outros agentes que aceleram a degeneração celular, precisam ser esfoliadas com mais frequência. O mesmo acontece com os pés.

Além da esfoliação corporal, é importante fazer hidratações periódicas para evitar o ressecamento. Assim, é possível ter uma pele macia e saudável.

Faça esfoliação seguindo o passo a passo

O passo a passo abaixo foi retirado do site Claudia, achei super interessante para você fazer em casa, além de ser super fácil:

  1. Após o banho, com o corpo úmido, espalhe 1 (colher) de sopa de esfoliante em cada um de seus braços, reforçando nas áreas mais secas, como os cotovelos.
  2. Nas pernas você começar cobrindo a palma da mão com o produto, aplicando nas coxas e nos joelhos. Aplicando de cima para baixo com movimentos circulares.
  3. Em seguida, na parte inferior, passe a mesma quantidade, igual no item 2, mas de baixo para cima, pois esse sentido estimula a circulação sanguínea.
  4. Nos pés, você deve priorizar os calcanhares, fazendo leve pressão enquanto esfrega. Já que a pele é mais grossa, pode repetir 3 vezes. Finalize com enxágue e creme hidratante.

Pronto, esse é um tipo de esfoliação super simples de fazer e pode ser feita uma vez por semana. Os resultados são ótimos e você vai conseguir notar.

E você, com que frequência faz uma esfoliação corporal? Deixe um comentário e divida conosco os seus segredos de beleza!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments