Existem duas técnicas bastante utilizadas entre aqueles que desejam remover os pelos quase que completamente: o método que usa um aparelho de luz pulsada e a depilação a laser. Muitas pessoas ficam na dúvida na hora de fazer a escolha. Se você está em dúvida, é hora de acabar com elas.
Pensando exatamente em como te ajudar nessa questão, selecionamos os principais prós e contras de cada um desses procedimentos.
Assim, você pode escolher com mais confiança e com menos chances de se arrepender depois. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre esses métodos de depilação e qual te trará o bem estar desejado!
Luz pulsada vs depilação a laser: qual deles é o mais eficaz?
O laser consegue ser mais específico, agindo diretamente no pelo, pois é atraído pela melanina. Por conta disso, você precisará de uma quantidade menor de sessões (no mínimo 10) para alcançar o resultado em comparação à luz pulsada.
O tratamento com luz pulsada exige que a pessoa faça, no mínimo, 12 sessões com intervalo de 30 dias para obter o mesmo efeito da depilação a laser. Isso acontece porque esse tipo de procedimento não atinge apenas os pelos, prejudicando, assim, a sua eficácia.
Tanto um quanto o outro pode ser aplicado em todo o corpo, exceto sobrancelhas.
Qual dos métodos é mais doloroso?
Bom, aqui não tem muito como escapar. Os dois procedimentos podem provocar algum desconforto, mas a depilação a laser possui uma vantagem chamada de resfriamento adequado, mas claro, dependendo do tipo de laser. O que possui isso é o chamado Alexandrite.
A técnica Alexandrite libera esse “geladinho” imediatamente antes do laser atingir a pele oferecendo uma sensação de analgesia. Portanto, o método é muito mais confortável quando comparado ao de luz pulsada.
Lembrando sempre que a dor é relativa, vai variar sempre. Se você é mais sensível, o desconforto é maior, porém, se comparado a uma cera, você vai sentir uma diferença absurda.
Quais são as contraindicações de cada um?
Há muitas dúvidas quando o assunto é a aplicação da depilação a laser em peles morenas e negras. Por exemplo, uma pessoa que deseja depilar a barba, que fica em uma região com a pele mais sensível e exposta, pode sentir certo receio ao escolher esse tipo de técnica. Mas não se preocupe: estando nas mãos de um bom profissional, você não terá problemas.
A técnica de fotodepilação torna-se um pouco mais perigosa durante épocas mais quentes, como o verão, porque o calor é maior e a incidências de raios UV trazidos pelo sol, sensibilizando a pele, com isso o tratamento pode se tornar mais perigoso e gerar queimaduras no paciente, conforme sinaliza o blog Tua Saúde.
Existem alguns outros agravantes que você pode conferir no link. Ambas as técnicas se assemelham em alguns deles.
Assim como em alguns aparelhos de depilação, a luz pulsada é contraindicada para peles negras ou morenas. O profissional biomédico esteta aconselhará qual o melhor laser que pode ser usado, devendo ser utilizado frequências diferentes para evitar riscos.
Quais são os cuidados após o procedimento?
Os cuidados aqui não são diferentes. A regra é evitar a exposição solar sem um protetor ou um filtro solar que seja de, no mínimo, 30 FPS. Tanto na luz pulsada quanto na depilação a laser você vai perceber que pode ocorrer a formação de uma vermelhidão após o tratamento, o que é perfeitamente normal.
Porém, na luz intensa pulsada é um pouco diferente, porque o local tratado pode apresentar uma temperatura mais elevada, o que pode causar certo desconforto após a depilação.
Os cuidados que você deve ter, indiferente do procedimento, são os mais básicos, como, por exemplo, tomar um banho suave, fazendo hidratações com cremes pós-depilatórios e bebendo bastante água. Sem exposição ao sol, ok? Use bastante filtro solar, independente se estiver na praia ou indo trabalhar.
Se você percebeu que a sua pele ficou irritada, invista em cremes Aloe Vera.
Como escolher?
Bom, como você pode perceber, tanto o depilador de luz pulsada quanto a depilação a laser tem prós e contras. Se você é do tipo que gosta de praticidade e fazer logo o que precisa ser feito, a melhor a escolha é a depilação a laser. Afinal de contas, não há motivo para prolongar algo que pode ser feito em pouco tempo.
Além disso, a depilação a laser é muito mais confortável, o que é mais uma vantagem em relação à luz pulsada. Colocando na balança, a depilação a laser é, sem dúvidas, a melhor opção.
Mas claro, você pode utilizar o tratamento que mais te agradar, levando em consideração sua saúde e desejos.
Assim como qualquer método, você deve testar sua eficácia antes de investir. Não adianta ir atrás de algo mais barato, mas ineficaz. Clínicas como a Vialaser oferecem testes e avaliações gratuitas para você ter o maior conforto e segurança.
Quer mais dicas e saber mais sobre o assunto? Então curta a nossa página no Facebook e nos siga no Instagram! Já fez o tratamento com luz pulsada ou laser? Conte sua experiência!