A gente sabe que a luta por direitos, respeito e reconhecimento feminino não vêm de hoje. Apesar de o empoderamento feminino ser pauta de diversos debates atuais, você sabe por que ele surgiu e por que ele é tão importante?
Empoderamento feminino: vamos começar do início?
Segundo o dicionário da língua portuguesa, “empoderar” significa “conceder ou conseguir poder; passar a ter domínio sobre sua própria vida”. Sendo assim, o empoderamento feminino acontece quando as mulheres percebem que podem e devem reivindicar por seus direitos na incansável luta por igualdade de gênero, seja no trabalho, em âmbito pessoal ou na sociedade como um todo.
O conceito de empoderamento feminino surgiu lá no século XIX e se consolidou como um movimento político, social e filosófico, como consequência do movimento feminista. Além de garantir direitos iguais, saúde, segurança e bem-estar para todas as mulheres, o movimento visa promover cada vez mais a força e o poder individual que existe dentro de cada uma de nós.
Felizmente, com o crescimento do empoderamento feminino e com cada vez mais mulheres lutando por aquilo que acreditam e merecem, hoje, a participação feminina na sociedade já é muito maior, ainda que não equivalente a dos homens.
O empoderamento feminino está presente no nosso cotidiano e das mais diferentes formas. Quer ver só?
Quando você chega em casa cansada do trabalho e ainda reúne forças para dar atenção à família e cuidar dos afazeres domésticos, você é empoderada! Quando você exerce direito ao seu próprio corpo, você é empoderada! Quando você tem controle sob seu próprio dinheiro, você é empoderada! Quando você estuda, você é empoderada! Quando você tem a liberdade do poder de escolha na sua vida, você é empoderada! E por aí vai…
Eu sei, parece simples. Mas o empoderamento feminino está nas pequenas conquistas do dia a dia de cada mulher. Quando fazemos algo, como mulheres, inspiramos outras a seguirem o mesmo caminho, e essa corrente é linda demais! (É sobre isso quando falamos que ninguém solta a mão de ninguém, viu?)