A alergia na pele podem aparecer em várias partes do corpo e é mais comum surgirem como uma marca avermelhada, causando coceira e incômodo. Elas podem demorar meses ou até anos para se manifestarem.
Existem diversas variações de alergia, muito depende também do sistema imunológico de cada um, e elas se manifestam de maneiras diferentes, podendo ser mais leves, como uma rinite alérgica, ou mais problemáticas, como uma dermatite atópica, por exemplo.
As alergias mais comuns são as dermatites, geralmente causadas por reação ao toque, inalação ou ingestão de alguma substância à qual o organismo é intolerante. No surgimento da dermatite, o médico dermatologista deve ser consultado para recomendar o tratamento adequado para a reação alérgica.
Conheça agora os produtos mais comuns causadores de reações alérgicas por exposição contínua.
Medicamentos tópicos
Esses medicamentos nada mais são do que aqueles utilizados diretamente na pele, e os principais medicamentos que podem ocasionar alergias são os antibióticos, anestésicos e antifúngicos. Na pele as reações podem ocorrer na forma de lesões cutâneas parecidas com o sarampo, e urticária – que são lesões avermelhadas e elevadas, de formato irregular e com bastante coceira associada.
Esses medicamentos também podem ocasionar um aumento da sensibilidade à luz solar, desenvolvendo na pele lesões descamativas e coceira quando houver exposição ao sol. Os anti-histamínicos aliviam os sintomas comuns, bem como a prednisona ou corticosteroides tópicos.
Cosméticos podem causar alergias leves
As reações alérgicas com cosméticos ocorrem em consequência do uso continuado e cumulativo de perfumes, xampus, condicionadores, cremes hidratantes, maquiagem e esmaltes de unhas. As alergias podem ser mais leves como coceira, ardor ou ressecamento.
Suspenda o uso do produto assim que desconfiar que ele seja o responsável pela alergia. Constatando o fim da reação, troque-o por outro similar de outra marca, fragrância ou composição.
Embora haja controvérsias em pesquisas, vale a pena ter atenção à composição dos cosméticos e evitar determinadas substâncias, como parabeno, peróxido de benzoíla, dioxina, ftalatos, radicais livres, lauril sulfato de sódio e corantes, que podem causar riscos à saúde.
Roupas e tecidos sintéticos
Os têxteis derivados de resina de formaldeído – um dos componentes básicos do vestuário elástico à prova d’água, anti enrugamento ou encolhimento – são responsáveis pelas alergias.
As reações adversas a esses tecidos são queimaduras, manchas e inchaço na pele. O indicado é que seja feita a troca das roupas por outras que tenham em sua composição algodão, poliéster, nylon e acrílicos livres de formaldeído. As reações alérgicas podem ser mais leves, por isso, lave a roupa várias vezes, isso pode resolver o problema.
Detergentes e solventes
O contato com substâncias tipo no uso de produtos de limpeza costuma ocasionar mais alergias nas mãos, porém podem acometer outras áreas do corpo também, e a reação ocorre por causa do aumento de sensibilidade ao agente agressor.
A indicação é evitar o contato. Quando ele for inevitável, use sempre luvas, lave bem as mãos, mas não com muita frequência e utilize cremes calmantes para diminuir a irritação local, mas isso apenas nos casos em que não houver inflamação. Na presença de inflamação, pode ser necessário o uso de creme anti-inflamatório com corticosteroides.
Os sintomas mais comuns de alergia nessa área do corpo são coceira, vermelhidão, inchaço e descamação da pele da palma da mão e entre os dedos, conforme fala o blog Tua Saúde.
Depilação x alergia na pele
Tanto lâminas quanto ceras e cremes depilatórios podem gerar alergias, causando bolinhas vermelhas, coceira, pelos encravados e descamação na pele. A composição desses cremes e ceras pode ocasionar reações adversas. Se isso ocorrer, procure um dermatologista.
É importante sempre avisar que é bom você fazer o teste alérgico antes de aplicar o creme no local desejado. Isso evita problemas como irritações na pele e, em alguns casos, até queimaduras. O teste pode durar 24 horas.
A remoção dos pelos com lâmina nunca deve ser feita com a pele seca: use um creme ou gel à base de substâncias calmantes, que facilitam o deslizamento do aparelho. Na ausência desses produtos, use um sabonete hidratante ou condicionador.
Um método considerado seguro contra alergias na pele é a depilação a laser, além de ter a finalidade de eliminar ou reduzir drasticamente a quantidade e a espessura dos pelos, além disso, o resultado final pode variar de organismo para organismo. Veja os seis benefícios da depilação a laser.
Hoje, clínicas especializadas oferecem técnicas de depilação a laser com tecnologias modernas, como o método Alexandrite, que protege e anestesia a pele quando o laser é emitido, tornando a sessão mais confortável e segura, além de produzir resultados visíveis e satisfatórios em curto prazo.
Cuidados básicos e diários somados a tratamentos avançados complementam o resultado embelezador e garantem uma pele saudável e juvenil. As clínicas dermatológicas oferecem diversos serviços de estética, saúde e bem estar, tanto para mulheres, quanto para homens. Vale a pena conferir as técnicas e tecnologias disponíveis para sua necessidade e agendar uma sessão para conhecer seus benefícios.
E aí, ainda tem alguma dúvida sobre as alergias de pele? Deixe um comentário!
Boa tarde. Tive alergia imediatamente após minha segunda sessão com laser na Via Laser. Após uma hora passou. É normal? Posso continuar?
Oi Mayra, tudo bem? É super normal ter alguma reação após a aplicação do laser. Geralmente é considerado alergia quando você tem a reação após cerca de 4 horas após a aplicação e tem vermelhidão e coceira no local. Caso você sinta alguns desses sintomas, pode ir até uma de nossas clínicas que iremos olhar com mais cautela a sua pele, ok? Fora isso, é uma reação normal e você pode sim continuar o tratamento sem problemas.
Oi bom dia tenho uma alergia muito forte na pele do corpo em formato de bolinhas pretas será q o laser cura essa alergia?
Oi Maria Inês, como vai você? Para ter certeza disso, é necessário você se consultar com um dermatologista primeiramente para ele te dar a aprovação necessária para fazer laser e confirmar se essas bolinhas sairão com o tratamento! 💚
Bom dia.
Fiz a minha primeira sessão de laser, estou com muita coceira.
A pé extremamente seca, com bolinhas, e a coceira realmente h muito grande.
Será que acessa alergia será em todas as sessões?
Olá Katiuscia, como vai? Realmente teve algum erro em sua sessão, acredito que será melhor você ir até a clínica da qual você fez e pedir para as profissionais analisarem a área do seu corpo que está coçando e com bolinhas, assim elas poderão resolver com algum tipo de pomada pós laser. Abração!
Oiii eu fiz depilação a laser e ficou muito vermelho, com bolas e coca MUITOOOO! Comecei tomar anti histaminico ontem de noite! Hoje é segunda eu realizei na sexta!! O está coçando muito, mas não relo nelas pois sei q é pior
Olá Lorena, é bom você relatar à clínica responsável sobre o acontecido, geralmente as profissionais olham e te indicam um medicamento, se não, é bom ir direto a um dermatologista. 💚