fbpx Skip to main content
Por que atletas se depilam Entenda a relação dos pelos e o desempenho

Depilação Esportiva: Entenda a relação dos pelos e o desempenho

 A depilação é uma pauta presente há muito tempo no meio feminino. Atualmente, além de tomar força entre os homens, ela vem sendo cada vez mais difundida entre os atletas. Ciclistas, nadadores e jogadores de futebol vêm apresentando as pernas lisinhas. Várias modalidades de atletas se depilam. Mas você já parou pra pensar no por quê?

Você se engana em pensar que é apenas pela aerodinâmica. E é por isso que, neste texto, vamos explicar por que essa prática é tão comum entre os atletas e como isso pode afetar o seu desempenho.

Limpeza de ferimentos e massagens

Eventualmente, podem ocorrer ferimentos durante a prática esportiva, seja por quedas ou esbarrões. A limpeza dos ferimentos é mais simples e bem menos dolorosa quando a pele está depilada.

É importante salientar que os pelos podem contaminar os ferimentos, causando transtornos posteriores. Além disso, enxergar a lesão, sem os pelos, é mais fácil e, consequentemente, também são facilitados os cuidados e os curativos.

Outro ponto a ser mencionado são as massagens. Em esportes que exigem muito esforço físico, elas são essenciais para a saúde e o bem-estar do atleta. Às vezes, também se tornam necessárias para tratar cãibras durante os exercícios.

A pele depilada torna a massagem mais fácil para o atleta e para o massagista, evitando o desconforto dos pelos sendo puxados.

Assaduras e termorregulação

Outro problema são as assaduras. Pessoas com muitos pelos nas axilas são mais propensas a ter assaduras após exercícios longos e extenuantes. Os pelos provocam mais atrito com a pele, que acaba ficando vermelha e dolorida.

A dor provocada pelas assaduras pode comprometer o desempenho do atleta, sendo esse mais um fato que justifica a depilação para a prática esportiva.

A termorregulação também é favorecida com a retirada dos pelos. A transpiração é a maneira como o organismo reage ao aumento da temperatura corporal. Ela vai umidificar e deixar a pele mais fresca, impedindo o mal estar provocado pela alta temperatura.

A pele depilada tem mais facilidade em evaporar o suor, o que contribui para que esse processo ocorra com mais rapidez.

Aerodinâmica

A pele depilada oferece menos resistência ao ar e à água. Seja no ciclismo, na natação, ou na corrida, os atletas relatam sentir as mudanças de desempenho.

Na natação, por exemplo, a sensibilidade do atleta em relação à água aumenta quando os pelos são retirados, melhorando a técnica. A maioria dos atletas relata que se sente mais leve e que o corpo desliza melhor durante a prática.

Bem-estar

Muitos atletas se depilam também é feita por uma questão de estética e bem-estar. No mundo feminino, tais atitudes são bem comuns, mas, no universo masculino, ainda há certo preconceito.

Alguns atletas conhecidos no mundo inteiro, como Cristiano Ronaldo e David Beckham, por exemplo, são considerados, por algumas pessoas, como metrossexuais, devido ao corpo sem pelos. Mas essa é uma visão que, certamente, precisa mudar.

Por fim, é válido lembrar que o processo de depilação pode ser muito dolorido, devido ao uso de cera e outros métodos convencionais. Por causa disso, a maioria dos atletas vem utilizando a depilação a laser, um sistema indolor, como solução.

Inclusive, essa é uma boa opção para os homens de modo geral, já que a depilação está se tornando bastante comum no universo masculino, e não somente entre aqueles que são atletas.

Afinal, um corpo sem pelos, além dos benefícios citados para a prática esportiva, é também um corpo mais limpo, não é mesmo?

E aí, gostou do nosso artigo? Quer aprender mais sobre esse assunto? Então que tal conhecer os mitos e as verdades sobre a depilação a laser?

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fretes e Mudanças em Biguaçu SC

Olá, o meu nome é Bertolo. Achei muito bem explicado e muito legal!

Karine Dandolini
Karine Dandolini
02/05/2019 10:41

Olá Bertolo! Que bom que você está gostando dos conteúdos, continue acompanhando que sempre temos novidades <3

Luis Almeida
05/05/2019 18:24

Adorei este artigo, muito bom mesmo, vou compartilhar mais vezes com meus amigos!!!

Karine Dandolini
Karine Dandolini
06/05/2019 08:25
Reply to  Luis Almeida

Olá Luis! Que bom ler isto <3

Frete em Florianópolis
14/05/2019 08:32

Show, bem explicado e direto ao ponto.

Ruben Penteado
Ruben Penteado
18/11/2019 18:41

E muito bom as dicas gostei imenso ate vou começar a fazer a depilação