Uma pele bonita e saudável é, quase sempre, resultado de cuidados diários e uma alimentação balanceada. Porém, quem tem a pele oleosa sabe o quanto essa tarefa pode ser dificultada, exigindo, até mesmo, cuidados redobrados de higiene, hidratação e tratamento para lidar com os incômodos problemas causados pelo excesso de oleosidade.
Mas se engana quem acha que é a única a passar por esses problemas! Acredite, a pele oleosa é bem mais comum do que você pode imaginar: atinge cerca de 70% de toda a população brasileira. Em geral, o excesso de oleosidade se dá devido a um estímulo das glândulas sebáceas que passam, então, a produzir uma quantidade maior de sebo e suor. A causa dessa característica da pele são as mais diversas, indo desde questões hormonais até pelo uso produtos inadequados.
Para garantir que você não tenha mais problemas com a pele oleosa e evite os terríveis cravos e espinhas, separamos algumas dicas que vão te ajudar (e muito!) no cuidado do dia a dia. Confira!
Cuidados essenciais para peles oleosas
1. Use sempre produtos adequados para peles oleosas
Usar produtos específicos para esses tipos de pele faz toda a diferença, além de evitar que o problema se agrave. Fique sempre atenta a indicação do produto: existem alguns mais fortes e outros mais fracos, por isso, tenha certeza qual o mais indicado para o seu caso. Do contrário, ao invés de ajudar a amenizar o problema, criaremos outro!
2. Faça a limpeza adequada
Para manter a pele sempre limpa e livre do excesso de oleosidade, é mais do que necessário lavar o rosto, com água fria, até 3 vezes ao dia. Após esse processo, deve-se fazer uso de um tônico. A limpeza incorreta, ou a falta dela, faz com que os poros fiquem entupidos, o que pode resultar no surgimento de cravos e espinhas. Lembre-se os sabonetes usados devem ser específicos e à base, geralmente, de ácido salicílico.
3. Aposte na esfoliação
Passo importantíssimo para garantir uma pele deslumbrante! A esfoliação ajuda na retirada da pele morta e do excesso de óleo, que não são totalmente eliminados durante a limpeza diária, somente com sabonete. Esse processo deve ser feito uma vez por semana.
4. Não se esqueça da hidratação
A pele oleosa precisa (e muito) de ser hidratada! A desidratação faz com que a pele produza cada vez mais óleo e não queremos isso, não é verdade?
Para uma boa hidratação, use sempre produtos específicos para esse tipo de pele, que hidratam e reduzem a quantidade de óleo, evitando o aspecto de brilho na pele.
5. Proteja-se do sol
O uso diário de protetor solar é imprescindível. Existem produtos específicos para as peles oleosas: as versões oil-free, ou livre de óleo, que garantem a proteção sem deixar que a pele fique ainda mais oleosa.
6. Cuide corretamente das espinhas
O tratamento para a acne deve ser feito sempre junto a um dermatologista que deverá indicar os melhores tratamentos para cada caso. Contudo, a limpeza eficiente e o cuidado com a pele vão garantir que as espinhas e cravos fiquem cada vez mais longe de você!
Porém, se as indesejadas resolverem aparecer bem naquela data importante, não precisa se desesperar: existem alguns produtos que retiram a secreção e secam a espinha. É só lavar bem a região, aplicar o produto e adeus espinha!
Gostou das nossas dicas sobre cuidados com a pele oleosa? Quer ficar por dentro de todas as nossas dicas de beleza e saúde? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!
Ótimo contéudo é muito bom site, estão de parabéns !!!
[…] Na face, aplique sempre o hidratante específico para o seu tipo de pele, pela manhã e pela noite, após a limpeza do rosto. Peles oleosas não são exceção aqui! Elas também precisam muito de hidratação, como explicamos nesse outro post. […]