Você é daquelas pessoas que não perde um lançamento de um creme para a pele e, mesmo assim, vê que o rosto e o corpo não tem o mesmo frescor de antigamente? Saiba que você mesmo pode estar sabotando os benefícios dos produtos e tratamentos estéticos com alguns hábitos nada saudáveis!
No post de hoje, vamos te mostrar quais são esses vilões da pele saudável.
Acompanhe e saiba como eliminá-los de vez da sua rotina!
1. Má alimentação
A alimentação desequilibrada influi negativamente na pele, provocando o aumento dos radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento precoce.
O consumo excessivo de alimentos com muita gordura ou açúcar interfere na oleosidade de sua pele e permitindo o surgimento de cravos e espinhas, sem falar na temida celulite. Pele mais seca do que o normal, rugas e flacidez também podem ser consequência da má alimentação.
Para você que busca manter a pele saudável, o ideal é seguir uma alimentação equilibrada. Combata os radicais livres, investindo nas hortaliças, frutas, legumes e cerais integrais. Ricos em antioxidantes naturais, esses alimentos cuidam da saúde da pele de dentro para fora, deixando-a cheia de viço.
Os mais indicados são aqueles alimentos ricos em vitaminas A — como o mamão e cenoura, que ainda ajudam a manter o bronzeado em dia —, em vitamina C — presente nos alimentos cítricos e frutas vermelhas, que combatem diretamente o envelhecimento precoce — e vitamina E — que ajuda a diminuir o ressecamento da pele e acelera o processo de cicatrização.
2. Dormir mal
Noites mal dormidas são sinônimo de cansaço, olheiras e pele opaca. Enquanto você dorme, seu corpo promove uma verdadeira faxina no organismo. Por isso, não dispense uma boa noite de sono!
Enquanto dormirmos, nosso corpo produz hormônios essenciais para a saúde da pele, como o hormônio do crescimento e a melatonina, responsáveis pelo rejuvenescimento das células.
O recomendável é uma média de 7 a 8 horas de sono por dia. Tente criar uma rotina para conseguir dormir bem todos os dias. Evite também ficar ligada na TV ou nas redes sociais até tarde, pois esse estímulo antes de dormir prejudica o sono tranquilo e também faz mal à pele.
3. Não remover a maquiagem
Você até pode ter uma noite de sono reparador, mas se costuma esquecer de retirar a maquiagem antes de dormir, todos os benefícios vão por água abaixo!
À noite, a pele aumenta sua capacidade de absorção e qualquer resíduo de maquiagem pode permitir a proliferação de bactérias e surgimento de rugas.
Mesmo quando estiver cansada, não deixe de dedicar alguns minutos para remover qualquer sujeira da pele. Use um removedor de maquiagem e enxague o rosto com sabão neutro específico para o rosto com um pouco de água fria para fechar os poros.
4. Beber pouca água
Faça um teste: dê uma leve beliscada na pele e veja se ao soltar ela volta ao normal. Se demorar um pouco, pode ser que sua pele esteja desidratada e flácida, um dos sintomas surgidos com o baixo consumo de água.
O uso de cremes pode ajudar na hidratação da pele, mas para garantir a pele saudável, você precisa consumir pelo menos 6 copos de água por dia. Sucos artificiais, café e refrigerantes não entram nessa conta, que pode ser incrementada com a ingestão de líquidos como sucos de frutas ou infusões.
Com uma ingestão diária regular de água, além de garantir uma pele firme e hidratada, você também elimina outras toxinas prejudiciais e garante sua beleza e saúde.
5. Se expor ao sol sem protetor solar
Além do calorão, o sol emite os temíveis raios UVA e UVB, grandes vilões da pele saudável. Sabia que essa radiação solar é tão potente que é capaz de alterar o DNA das células da pele? O resultado é o envelhecimento precoce, manchas, sardas, rugas, pele áspera e, em casos extremos, o câncer de pele.
Antes de sair de casa, não deixe aplicar um filtro com o fator de proteção solar (FPS) mínimo de 30 no rosto e partes sensíveis da pele, como pescoço, colo e mãos.
Com pequenas alterações no seu dia a dia, você vai garantir a pele saudável e bonita sempre! E você, comete algum desses pecados da pele? Comente!