fbpx Skip to main content
6 cuidados essenciais para quem tem a pele seca

6 cuidados essenciais para quem tem a pele seca

A pele, assim como todos nossos outros órgãos, necessita de cuidados especiais. Para que ela se mantenha saudável, é fundamental ter uma dieta equilibrada e se manter hidratada durante todo o dia. Se você tem a pele seca, é necessário redobrar a atenção e investir em cuidados diários especiais, principalmente nos dias frios, em que a tendência da nossa pele é ressecar ainda mais, ficando áspera e opaca.

Mas não precisa se desesperar! No post de hoje, trazemos os principais cuidados que você precisa para cuidar bem da sua pele e mantê-la sempre bonita e saudável. Confira os 5 passos que te ajudarão a conquistar a pele que você sempre sonhou!

1. Use o demaquilante

Existem dois tipos de demaquilantes, um é chamado de bifásico e o outro é comum. O demaquilante que não for bifásico, no caso, comum, pode aparecer em vários formatos e texturas diferentes, seja como um creme, loção ou até líquido.

O demaquilante em creme retira toxinas da cútis e pode ser usado em todos os tipos de pele, porém, para as peles secas, este produto entrega uma vantagem extra, conforme afirma o site Beleza Extraordinária. O motivo disso é que, no momento em que tira a maquiagem, ao mesmo tempo o produto acaba hidratando por conta de sua textura condicionante.

Independentemente se você é do tipo que não vive sem maquiagem, ou se usa de vez em quando, é importantíssimo retirar todos os produtos da pele com um bom demaquilante em todas as vezes que se maquiar, lembrando que ele precisa ser adequado para o seu tipo de pele.

E jamais cometa o pecado mortal de dormir com a maquiagem! Lute contra a preguiça e sempre use demaquilante e lave o rosto antes de dormir.

2. Limpe

Evite usar no rosto e no corpo sabonetes em barra comum, pois eles são mais alcalinos e removem em excesso a gordura da pele, deixando-a mais ressecada. O mais indicado, nesse caso, é o sabonete líquido – por ter uma fórmula mais suave e componentes hidratantes –, o que é imprescindível para quem tem a pele extremamente seca.

Você pode seguir alguns passos para que a limpeza seja, de fato, bem feita e tenha o resultado esperado para o seu tipo específico de pele, como, por exemplo:

  1. Lave o rosto com sabonete hidratante e de preferência sem álcool;
  2. Enxágue com água fria ou morna. Água quente nem pensar;
  3. Seque o rosto suavemente com a toalha (dê preferência ao algodão ou microfibra);
  4. Remova resíduos com solução micelar;
  5. Borrife água termal.

Siga esses passos na hora de limpar seu rosto, independente da hora do dia, mas, de preferência, depois do banho e a noite. Com isso você irá garantir uma rotina de cuidados mais saudável.

3. Esfolie

Com a esfoliação é possível remover as células mortas da pele, deixando-a superlimpa. Por isso, invista nesse processo de limpeza profunda a cada 15 dias. Feita adequadamente, a esfoliação mantém sua pele sempre macia, mas cuidado para não exagerar na frequência.

Além disso, muitas pessoas que sofrem com a pele seca, têm receio em cuidar da pele fazendo esfoliação. Claro que existem certos produtos que são contraindicados, mas você deve se atentar nos que possuem ingredientes hidratantes.

O indicado é que, para esse tipo de pele, você use esfoliantes em creme ou loção, pois são muito mais hidratantes do que os de gel. A pele vai ficar bonita, saudável e sem riscos de ser prejudicada.

4. Tonifique

O tônico complementa a limpeza do rosto porque ajuda a prepará-la para a hidratação. Ele é essencial para remover as células mortas e os resquícios de maquiagem, além de devolver à pele o seu pH natural.

Aliás, só água não vale na limpeza, é necessário usar um desengordurante, seja sabonete ou loção. “Os bons limpadores possuem em suas fórmulas ativos como alantoína, ácido hialurônico, chá verde, camomila, calêndula e ácido glicólico”, conforme afirma Adriana Cristina Caldas, diretora da Clínica Unidermato e médica do departamento de dermatologia do Hospital Base de São José do Rio Preto (SP) no site M de Mulher.

5. Hidrate

Para uma pele sempre macia e hidratada, sem aquela aparência craquelada, é importante abusar dos hidratantes com fatores de hidratação naturais e óleos corporais.

No corpo, use as loções diariamente. Elas vão ajudar a impedir a perda natural de água da pele externa, deixando-a sem aspereza e macia. Caso você não goste de produtos com fragrâncias muito intensas, ou textura muito oleosa, opte por cremes com extratos naturais de algodão ou aveia, por exemplo.

Os cremes hidratantes para a face devem ser adequados para o seu tipo de pele. Por esse motivo, vale a pena procurar a opinião de um especialista sobre quais os melhores produtos para você.

6. Repita o processo todos os dias!

Para manter a saúde e o vigor da pele, é imprescindível criar uma rotina de beleza e encontrar produtos que se adequem ao seu tipo de pele. Não se esqueça de que, além de ter todos esses cuidados, é importante também usar proteção solar diariamente e, por mais que nos primeiros dias dê uma preguiça na hora de fazer todo esse processo, você se sentirá muito bem ao perceber os primeiros sinais de melhora no seu corpo.

E você, sabe qual é o seu tipo de pele? Está cuidando bem dela? Se você tem a pele seca e estava procurando por dicas para cuidar ainda melhor da sua pele, aproveite e conte para a gente nos comentários qual é a sua rotina de beleza!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments