fbpx Skip to main content

Outubro Rosa: importância da mamografia!

Hoje eu quero conversar com vocês sobre a importância da mamografia na prevenção do câncer de mama. Vamos lá?

O que é a mamografia?

Talvez você ainda não esteja muito familiarizada com o exame, então, eu, que sou a melhor amiga da sua pele, fui buscar algumas informações sobre ele. Segundo o laboratório Delboni Auriemo, a mamografia é um exame radiológico que tem alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher tenha os sintomas.

O exame pode identificar um nódulo com tamanho de 1 milímetro. Sobretudo, até 3 anos antes que a mulher possa sentí-lo. 😯 A imagem é obtida com o uso de um feixe de raios X de baixa energia, após a mama ser comprimida entre duas placas.


Quem deve fazer? 🕵️‍♀️

Essa resposta é bastante individual e o médico é seu melhor conselheiro para definir quando e com qual frequência fazer. Mas, na maioria dos casos, o indicado é que o exame seja anual em mulheres com mais de 40 anos. No entanto, quando já existe algum caso na família, pode haver uma recomendação para que os check-ups regulares comecem já a partir dos 35.

Apesar do cuidado ser redobrado pela probabilidade maior, é importante dizer que a maioria das mulheres que têm câncer de mama (85%) não tem histórico familiar da doença. Ou seja, não vacile e faça o rastreamento mamográfico. Contudo, se você ainda não estiver na faixa etária indicada, alerte as mulheres da sua família e suas amigas sobre a importância do exame.

Fica ligada. O Câncer de mama pode está aí! 💡

Ainda de acordo com o laboratório, estima-se que uma a cada dez mulheres desenvolvem o câncer de mama em algum momento da vida. Realizar a mamografia na periodicidade indicada pelo médico especialista permite que 95% dos casos sejam diagnosticados com maiores chances de cura.

Não deixe de realizar o exame! Cerca de 80% dos nódulos encontrados nas mamas tendem a ser benignos. Além disso, o exame não altera nada, só mostra com precisão o que já está lá.

Ajude outras mulheres a realizar a mamografia

Você já ficou sabendo da nossa campanha Você doa, nós doamos também? Nela, você pode doar qualquer valor por meio da vaquinha on-line para ajudar no combate ao câncer de mama. Nossa meta de arrecadação é de R$ 50 mil e, assim que o objetivo for alcançado, vamos dobrar o valor, totalizando R$ 100 mil. Bora participar? 🥰

A doação será feita para a ONG Américas Amiga, que promove, em território nacional, atividades pela queda da mortalidade por câncer de mama, por meio da disponibilização de instrumentos de conscientização, prevenção, detecção e diagnóstico precoce da doença. Principalmente, a população em situação de vulnerabilidade social.

E aí?! Curtiu o conteúdo? Conta pra gente nos comentários.

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments