fbpx Skip to main content
História da depilação: da antiguidade aos dias de hoje

História da depilação: da antiguidade aos dias de hoje

Você sabia que as mulheres se depilam desde a Antiguidade? De acordo com relatos históricos, a busca por eliminar os pelinhos indesejáveis data de muito tempo — e engana-se quem pensa que os povos da antiguidade possuíam muitos pelos!

Só para se ter ideia, as índias não tinham pelos pubianos. De início, imaginava-se que elas teriam nascido sem esses pelos, mas, tempos mais tarde, descobriu-se que na verdade elas os rapavam com artefatos feitos com espinha de peixe. Interessante, não é mesmo?

Quer conhecer a história da depilação mais a fundo? Então venha fazer essa viagem conosco!

A história da depilação no Egito e na Grécia

Segundo relatos de historiadores, no Egito Antigo as mulheres utilizavam argila, sândalo e mel para remover os pelos da axila, dando origem às primeiras técnicas de depilação com cera. Elas utilizam tiras de tecido ou até mesmo de pele animal para banhar nessa solução, havendo também o boato de que Cleópatra utilizava cera quente de abelha.

Na Grécia Antiga, por exemplo, os pelos eram arrancados com as mãos, sendo super comum que as mulheres bebessem vinho antes para aguentar a dor.

Já a antiga civilização romana, foi desenvolvido um tipo de instrumento depilatório chamado estrígil, uma vara de 30 cm com ponta curva. Essa técnica funcionava juntamente de uma pasta depiladora antes do uso desse instrumento

A ausência de depilação na Idade Média

Uma aula de história bem rápida para entendermos melhor sobre esse período antes, ok? A idade média até hoje é tida como uma época de insignificante avanço, tanto tecnológico, como científico e artístico. Por consequência desses e de muitos outros fatores, essa era foi apelidada de Idade das Trevas e sobrou até para algo simples, como a depilação, por exemplo.

Como mencionado acima, ela era muito bem conhecida como Idade das Trevas e com isso veio a existência de uma preocupação enorme com o pudor. Nesse período, a vaidade e os hábitos básicos de higiene, como tomar banho, eram considerados atos pecaminosos. Portanto, nessa época da história, a depilação tornou-se uma prática abominada e condenada.

Quem tirava os pelos podia ser acusado até de bruxaria ou heresia, acredite ou não. Para que não houvesse pessoas sendo punidas por algo tão normal como o hábito de se depilar, as pessoas da época se abstinham disso.

Você pode ler mais sobre isso no site do Portal da Educação clicando aqui.

A popularização do método no século XX

Foi então que, no século XX, as técnicas de depilação começaram a se diversificar, modernizar e expandir. À medida que as roupas ficaram mais justas e curtas, as axilas e pernas peludas passaram a ser vistas com péssimos olhos — com exceção do movimento hippie, que valorizava a naturalidade dos pelos, liberdade estética e desprendimento da vaidade.

De lá para cá, depilar-se deixou de ser apenas uma questão de beleza e passou a ser uma prática ligada à higiene pessoal. Foi nesse período que as lâminas, a cera quente e a cera fria ganharam força.

No início as axilas eram o foco principal na depilação, nos anos 40 houve uma mudança nisso e as pernas femininas começaram a ter uma atenção maior. Os anos 60, na mesma época do movimento hippie era popularizado, começou a ter força a depilação geral. Então surgiam dois paralelos, pessoas que optavam por seu bem-estar com pelos e outras sem eles.

As mulheres da década de 70 aparavam os pelos com tesoura para manter a forma original, já na década seguinte, os anos 80, a moda já era outra, elas apenas retiravam os pelos que ficavam fora do limite do biquíni ou do maiô. Você até já deve ter feito isso, não é mesmo? Pois é, pois saiba que começou nos anos 80.

E por mais que houvesse a popularização da depilação completa, foi somente nos anos 90 que iniciou a febre da depilação com cera, fazendo virilha cavada. Nessa mesma época foi popularizada a série Baywatch, conhecida no brasil como “SOS Malibu”, lembra? Pois é, os maiôs usados pelas atrizes eram febre na época, daí vindo a moda da depilação virilha cavada à cera.

A depilação em outros países

Já estando na atualidade, sabemos que a cultura de diversos países é extremamente diferente um do outro, certo? Aliás, são 193 países e não há a possibilidade de existir um padrão. Sendo assim, o uso da depilação acaba se tornando diferente também, existindo métodos completamente diferentes daqueles que você deve

Conhecemos no Brasil os diversos métodos para a remoção dos pelos indesejados, desde o rosto até uma depilação íntima, mas você sabia que em países asiáticos e na Itália, a maioria das mulheres recorrem a implantes de pelos?

O motivo de isso acontecer é porque a perda de pelos, na cultura desses países, está totalmente ligada ao envelhecimento, então, por questão de vaidade elas optam nesses implantes. O pós operatório requer cuidados e ao atingir o terceiro mês após o procedimento, é notado o crescimento normal.

A depilação para estas mulheres não são completas como no Brasil, porém, países como os EUA já adotaram a depilação brasileira para a remoção completa dos pelos e isso é mais recente do que você pensa!

Como vemos a depilação no século XXI

É claro que hoje existe diversas tecnologias e ainda procedimentos mais modernos, mas podemos notar que em alguns locais o uso de determinadas técnicas se tornou bastante irrelevante para os padrões atuais.

O consumidor, hoje em dia, é mais exigente e tende a procurar por procedimentos de ponta com o máximo de higiene possível, além de não trazerem a indesejada dor. A depilação é um dos métodos que mais fazem parte do dia a dia das pessoas, então ele deve trazer um certo tipo de conforto.

Ainda vemos o uso da pasta de açúcar, procedimento este antigo inventado por mulheres árabes, semelhante à cera, mas como muitas pessoas são hipoalérgicas ao produto, ele torna-se inviável.

Hoje, em alguns países, como os de origens árabes, as mulheres investem na depilação do rosto. Como seus cabelos são tapados segundo sua tradição, por isso elas optam em muita maquiagem, depilação facial e no desenho das sobrancelhas.

Segundo uma pesquisa da Folha de São Paulo feita no ano de 2016 no a nível nacional mostrou que, de mais de 3.300 mulheres entrevistadas, 2.778 (84%) já apararam os pelos na vida, sendo que, destas, 1,710 (62%) já, em algum momento da vida, fizeram a depilação total.

Aliás, os dados mostram a frequência que isso é feito por elas, da só uma olhadinha:

Fonte: Folha de São Paulo

Hoje existem diversos procedimentos que podem ser feitos para diversos tons de pele, além dos tipos de sensibilidade. Lâminas, ceras, cremes depilatórios, luz pulsada (ou fotodepilação) e a depilação a laser são os tratamentos mais procurados.

Todos eles têm suas particularidades e as pessoas optam por cada um devido a suas necessidades. Você, particularmente, deve ter o método que mais agrada, certo? Então, mas agora imagine antigamente quando você não podia ter nem escolha? Ufa, ainda bem que isso mudou.

O movimento da não depilação

Mesmo com a popularização dos métodos depilatórios, um movimento que cada vez mais ganha forças, é o que torna a depilação não necessária, ou seja, diversos são os motivos para essas pessoas não terem o método em sua rotina.

Assim como falado, nos anos 60 havia essa dualidade entre pessoas que já preferiam a remoção completa dos pelos e outras que preferiam deixar do jeito natural. Por mais que isso tenha se popularizado com o feminismo, não é uma regra. Aliás, você pode escolher o que mais te agrada.

Independente da sua escolha, ter ou não pelos requerem cuidados específicos. O importante é cada pessoa se sentir feliz, não é mesmo?

A popularização da depilação brasileira

O Brasil sempre foi uma referência em depilação e isso acontece pelo fato de que assim como a moda evoluiu, a depilação foi junto e quanto mais curtas as roupas ficavam, menos pelos as mulheres, por exemplo, queriam ter.

Acabou que tornou quase que cultural as mulheres optarem pela depilação (além da mídia contribuir bastante nisso) e como Brasil é um país em que cerca de 9 meses faz calor, dependendo do estado, é claro, depilação se popularizou muito rápido.

Uma história bem conhecida que ajudou a popularizar a depilação brasileira nos EUA foi as irmãs capixabas que abriram um negócio em Nova York fazendo o procedimento baseado nos gostos das brasileiras. Deu tão certo o negócio, que atualmente o salão é popular entre ricos e famosos, gerando uma renda de até U$ 6 milhões de dólares.

Conheça a história da depilação a laser

Os tempos modernos exigem soluções rápidas, práticas e eficazes de beleza, afinal, diante de uma rotina cada vez mais intensa corrida, homens e mulheres têm menos tempo para cuidar de si mesmos. É nesse contexto que surgiu a depilação a laser.

Criada nos anos 60, a depilação a laser foi resultado de uma pesquisa para encontrar maneiras de remover pelos indesejados. No entanto, somente 37 anos depois a técnica foi aprovada. Inicialmente, as práticas e aparelhos eram grosseiros e rudimentares. Apresentavam certa lentidão e ineficiência, não podendo ser usados em qualquer tipo de pele, com o risco de causarem queimaduras.

Mas depois de muitos estudos e com o avanço da tecnologia, o processo se tornou muito seguro e mais efetivo. A depilação a laser hoje é a melhor escolha para quem deseja abandonar os métodos demorados, ineficazes e dolorosos. Além de manter a pele lisinha permanentemente, esse tipo de depilação evita manchas, irritações e pelos encravados.

Assim como a história em si, a depilação vem em uma evolução constante, se aperfeiçoando, sendo mais tecnológica e também prometendo muito mais eficácia. Se antigamente você iria sentir dores absurdas para remover os pelos que voltaram em questão de dias, agora não é bem assim.

Hoje em dia você pode ficar até anos sem remover excessos de pelos e o melhor: sem dores, no máximo um desconforto. O melhor de tudo é ainda você poder optar por querer ou não fazer depilação. Tudo bem que algumas culturas ainda possuem restrições e suas peculiaridades, mas, mesmo assim, evoluímos!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a depilação e sua história? Tinha algo no texto que você ainda não sabia? Conta aqui!

Que método depilatório você prefere? Compartilhe suas opiniões e experiências com a gente nos comentários. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments