fbpx Skip to main content
Fotodepilação: entenda como funciona o método depilatório

Fotodepilação: entenda como funciona o método depilatório

Creme depilatório, cera quente, cera fria, fotodepilação, depilação a laser. Manter a pele sempre lisinha é o objetivo — e um desafio — para muitas pessoas. E, em meio a tantos métodos para eliminar os indesejados pelos, fica difícil escolher o melhor e mais indicado para um seu tipo de pele, não é mesmo?

Sabendo disso, preparamos esse artigo sobre a fotodepilação. Nele, tiramos algumas dúvidas sobre o que é o procedimento, como ele elimina os pelos, as vantagens e desvantagens em se optar por esse método, e as principais diferenças entre fotodepilação e depilação a laser. Acompanhe!

O que é a fotodepilação?

É uma maneira de extrair os pelos do corpo por meio da LIP (Luz Intensa Pulsada). O tratamento tem como base a capacidade da melanina de absorver quantidades consideráveis de energia em forma de luz para efetuar a depilação.

Esse procedimento adormece o pelo por tempo maior, no entanto, não elimina a raiz. Sendo assim, o resultado tende a ser mais duradouro do que o de outros métodos, como a lâmina de barbear e a cera, por exemplo.

Como funciona o tratamento?

O número de sessões e o tempo de realização do tratamento varia caso a caso. Para determinar esse número exato, é fundamental analisar qual o tipo de pele, a tonalidade, a espessura dos pelos, qual a fase de crescimento, fatores inerentes a questões hormonais e a região em que será feito o procedimento.

Na avaliação inicial, realizada com um especialista na área de estética, você terá uma estimativa de acordo com seu caso específico. A recomendação é que haja um intervalo de, pelo menos, um mês entre uma sessão e outra, sendo que a localidade tratada não pode ser exposta ao sol. Portanto, o uso de protetor solar com, no mínimo, fator 30 é essencial.

O que esperar dos resultados?

Na primeira sessão já será possível identificar uma diminuição considerável de pelos. No entanto, essa redução apresentará variações de pessoa para pessoa. O método em si não é invasivo para quem busca por depilação a laser e pode ser feito em todas as áreas do corpo, exceto sobrancelha.

O método de depilação a luz pulsada – ou fotodepilação – geralmente exige, no mínimo, 12 sessões com intervalo de 30 dias para obter o resultado desejado. Diferente de tratamentos, como, por exemplo, a depilação a laser, ela não atinge somente os pelos, prejudicando sua eficácia.

Quais são as principais vantagens?

Com a fotodepilação, você tem a possibilidade de, entre os intervalos de sessões, recorrer a outros tratamentos depilatórios tradicionais, algo que é proibido em procedimentos estéticos similares.

Além disso, a técnica auxilia no combate à foliculite, estimula a produção de colágeno e ajuda no clareamento de manchas.

Quais são as principais desvantagens?

Embora não seja um tratamento invasivo, a região tratada é passível de queimaduras, cicatrizes definitivas na pele, manchas com aspecto escurecido, inchaços e vermelhidões.

Outra grande desvantagem é que a fotodepilação torna-se menos eficaz em pessoas de pele negra, porque o método adquire afinidade com a melanina. Por isso, nem todos os equipamentos são recomendados para peles escuras.

Quais as diferenças para a depilação a laser?

A fotodepilação é menos agressiva do que a depilação a laser, entretanto, pode trazer danos irreparáveis à pele, o que o método a laser não faz. O primeiro procedimento não tem uma atuação específica no pelo e há a necessidade de mais sessões do que o segundo procedimento. Além disso, o laser impossibilita, durante um bom tempo, o crescimento de pelos. O resultado é uma depilação bem mais duradoura.

Os melhores resultados adquiridos com a fotodepilação são em pele branca e cabelo escuro, pois pelos com aparência grisalha, loiros e ruivos ainda são muito resistentes a esse tipo de procedimento. Já o laser é, geralmente, eficaz para todos os tipos de pele, sendo que o Laser de Alexandrite, por exemplo, é capaz de eliminar o pelo pela raiz.

Para finalizar, enfatizamos a importância da consulta com um profissional antes de iniciar qualquer tratamento. Somente ele poderá orientar quanto ao passo a passo que deve ser realizado em sua pele.

Gostou das informações sobre fotodepilação que passamos? Agora que você já conhece tudo sobre o método, saiba como remover pelos indesejáveis!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments