fbpx Skip to main content

Dezembro Laranja: conscientização sobre o câncer de pele

A campanha Dezembro Laranja, criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela como objetivo combater e prevenir o câncer de pele, um dos tumores de maior incidência no Brasil. Por esse motivo, quero falar mais sobre a importancia de cuidar bem da sua pele.

Segundo o site do Hospital Oswaldo Cruz, a exposição solar excessiva e sem proteção adequada pode provocar alterações nas nossas células e desencadear o câncer de pele. Fatores genéticos também devem ser observados. Sendo assim, pessoas de pele muito clara, com muitas pintas, manchas pelo corpo e os idosos são mais propensos a desenvolver a doença.

Quais são os tipos de câncer de pele?

Existem dois tipos de câncer de pele: melanoma e não melanoma. Mas, como é isso?

O melanoma é mais frequente em pessoas de pele clara e pode aparecer em qualquer parte do nosso corpo em forma de manchas, pintas ou sinais. Esse é o tipo mais grave! Isso por conta da alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

Já o não melanoma é o mais comum no Brasil e, normalmente, aparece em áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como o nosso rosto, pescoço, colo e orelhas. Com isso, é diferente do melanoma, pois surge em forma de manchas na pele que podem coçar, descamar, sangrar e arder.

Cuidado com o bronzeamento artificial!

Outro fator que pode causar câncer de pele é a prática do bronzeamento artificial. As máquinas utilizadas podem emitir altos níveis de radiação ultravioleta e fazer com que nossas células se alterem. Então vamos ficar de olho hein, pessoal! 😉

Do mesmo modo, nunca é demais lembrar que o melhor caminho é sempre o da prevenção. Sobretudo, que campanhas de conscientização são essenciais para nos alertar sobre a importância em manter a atenção e o cuidado com a nossa saúde, independente da causa e do momento, não acham?

Fique ligado! Caso você tenha alguma suspeita ou sintoma que possa ter relação com o câncer de pele, procure, o quanto antes, um dermatologista para realizar os testes clínicos e ter um diagnóstico completo e seguro. Contudo, os próprios médicos afirmam que, quando tratado precocemente, os riscos da doença são menores e as chances de cura bem maiores.

Antes de finalizar o nosso plantão Lisa informa!, quero dividir com vocês algumas dicas e cuidados importantes que devem ser tomados para a prevenção ao câncer de pele. Aqui vão eles: Como evitar o câncer de pele? e Como cuidar da pele no verão? Depois me conta nos comentários o que você achou do conteúdo.

A Vialaser deseja ser a melhor amiga de todos os tipos de pele e convida todos à agendar uma avaliação na unidade mais próxima com nossos profissionais capacitados e preparados para atender você, venha conhecer nossa tecnologia. 💚

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments