fbpx Skip to main content

Depressão: como ajudar uma pessoa doente?

Durante o mês de setembro, ouvimos falar muito sobre doenças mentais como a depressão e formas de tratá-la. Mas, além de se atentar aos sintomas e tratamentos. É super importante que todos saibam como lidar com pessoas que estejam precisando de ajuda e suporte emocional.

Depressão é assunto sério e é preciso ter muita responsabilidade, paciência e empatia para lidar com o problema. Diferente de uma dor de cabeça, que tratamos com analgésicos, a depressão se manifesta de maneiras diferentes em cada um que afeta.

Sendo assim, não há uma receita pronta sobre o que se fazer, mas existem atitudes que fazem toda a diferença quando o assunto é apoio.

Prontos para ajudar? Como eu adoroooo listas (e vocês sabem), preparei uma bem especial para você que quer ajudar aquele amigo com depressão, mas não sabe como. Bora lá?! 💛

Depressão: ouça com atenção

O ouvir é um ato que parece simples, mas esse é um dos itens mais importantes dessa lista!

Quando ouvimos a pessoa com atenção, livre de julgamentos, mostramos à ela que o que ela sente importa e que estamos aqui para tentar entender e ajudar no que pudermos.

Portanto, preste atenção no que a pessoa está dizendo, olhe nos olhos, mostre que ela pode confiar em você e que não está sozinha.

Sugira atividades esportivas e sociais

Para quem está em depressão, a prática de esportes é uma grande aliada para aliviar os sintomas. Isso acontece porque as atividades físicas liberam endorfina – o hormônio do bem-estar, que melhora o humor e a qualidade de vida.

Você pode convidar a pessoa para uma volta no parque, um passeio de bicicleta, uma ida à academia ou uma piscina refrescante num dia ensolarado, entre outras atividades. Além de ajudar o corpo e a mente, a prática de esportes é um ótimo incentivo para se distrair e socializar. 💜🚴🏽‍♀️

Ah, é importante lembrar que, se a pessoa não estiver disposta a sair, está tudo bem, ok? Não forçe a barra e nem leve para o lado pessoal. Não desista de convidá-la novamente outras vezes.

Estimule a procurar ajuda profissional

Embora a ajuda de amigos seja essencial, ela NÃO substitui o acompanhamento médico.

No caso de pessoas que sofrem de depressão, a ajuda profissional é muitíssimo importante. Uma das formas de incentivar a pessoa a procurar ajuda é se oferecer para marcar uma consulta e acompanhá-la em algumas sessões, se a pessoa se sentir confortável com isso. Às vezes, só está faltando aquele empurrãozinho!

Vocês sabiam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas? Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2021, apontam que 5,8% da população brasileira, ou seja, cerca de 12 milhões de pessoas, foram diagnosticadas com transtorno depressivo.

Mesmo que a situação pareça difícil (e é), as pequenas atitudes podem fazer a diferença. Contudo, fique atento aos sintomas e nunca deixe de prestar apoio. O mundo está passando por momentos difíceis e precisamos estar todos juntos nessa!

Ninguém solta a mão de ninguém, viu? 🤝💚

Se necessário, ligue para um hospital, instituição de saúde mental ou contate o CVV – Centro de Valorização da Vida, através do telefone 141.

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments