fbpx Skip to main content
Mulher aplicando creme hidratante no rosto

Cremes hidratantes para cada tipo de pele: saiba o seu

Na correria do dia a dia fica difícil separar um tempo para os cuidados pessoais, não é mesmo? Algumas coisas importantes acabam sendo deixadas de lado pela rotina intensa. Um deles é o cuidado com a pele que não pode ser negligenciado, já que é importante para manter a aparência saudável.

A falta de atenção pode prejudicar a saúde, inclusive acelerar o envelhecimento da pele. Essa realidade pode ser mudada com poucos minutos do dia dedicados à hidratação com cremes hidratantes, que além de manterem o visual saudável, previne o envelhecimento precoce.

Confira quais são os melhores cremes hidratantes para cada tipo de pele!

Pele seca

Apesar de todos os tipos de pele necessitar de hidratação, a seca é a mais sensível, aliás, esse tipo de pele é o que possui a maior incapacidade em reter água no volume necessário. As visitas com queixas em dermatologistas sobre pele seca são cerca de 40%.

A hidratação é imprescindível e é indicado que que os cremes sempre contenham em sua fórmula vitaminas A, E e C que são oxidantes. Produtos leves que não agridem são ideais.

Vale investir também nos que possuem substância oleosa na formula. Vale apostas também em hidratantes em versões pomadas e também nos que contêm óleo de amêndoas.

O cuidado deve ser levado em consideração, já que a pele muito seca e sem cuidados pode gerar coceiras, rachaduras, presença de descamação celular e também ficar muito tensionada. Utilize hidratante corporal ou para rostos que hidratem profundamente e ajudem a reverter isso.

Pele oleosa

A pele oleosa ou mista é aquela que produz mais sebo deixando o rosto oleoso, por inteiro ou só na zona T (testa, nariz e queixo). Use produtos que são livres de óleos, pois contribuem ainda mais para a oleosidade. Cremes em gel são boas opções.

Os que contêm microesferas matificantes são excelentes, pois absorvem a gordura. Evite cremes pesados, como os que contêm aveia e mel.

A pele oleosa necessita de hidratação tanto quanto a seca. Não se deixe enganar pelo mito que diz o contrário. Não se esqueça também de que a proteção solar também é importante, pois o sol contribui ainda mais para a produção de oleosidade.

A tendência de você ter a pele oleosa pode se dar por diversos fatores, como, por exemplo, genética, mudanças hormonais e desequilíbrio, além de medicamentos, estresse e o uso de cosméticos comedogênicos (produtos de maquiagem que causam irritação).

As manchas também tendem a aparecer, além de poros visíveis, aquela pele com aspecto brilhoso, além de uma pele grossa e pálida, das quais os vasos sanguíneos acabam não sendo tão visíveis. Com a oleosidade também aparecem as espinhas, não fugindo também de terem a presença de cravos tanto brancos como negros.

Pele normal

A pele normal mesmo tendo um equilíbrio, precisa receber cuidados para que seja mantida assim. Os melhores cremes são aqueles que influenciam pouco no equilíbrio natural, como os aquosos ou com fórmulas fluidas. O ideal é que contenham vitaminas C, A e E. Evite cremes oleosos, pois podem contribuir para o aparecimento de espinhas.

Esse tipo de pele possui os poros finos, boa circulação sanguínea, textura aveludada, suave e lisa. Transparência e frescor uniforme, cor rosada e sem machas, conforme explica o site Eucerin.

A pele considerada normal também possui zero propensão à sensibilidade e, além disso, à medida que a pessoa envelhece, pode haver ressecamento.

Mãos e rosto

Existem cremes específicos para a região do rosto e das mãos, pois a pele nessas regiões é diferente do restante, e ação dos cremes pode ser diferente também. Portanto vale a pena usar um especifico para essas áreas e o corporal para o resto. Não se esqueça da importância de lavar o rosto sempre com água fria, a água quente pode remover a camada natural de hidratação da pele.

Para quem possui a pele oleosa, o correto é lavar o rosto duas vezes ao dia Evite tônicos com álcool, pois causam ressecamento.

Dicas bônus

Uma dica importante é sempre usar o protetor solar durante o dia, todos os dias, independente do tipo de pele. Muitos cremes já vêm com filtro solar, preste atenção nisso. Se não contiverem filtro na formula, então é recomendado que use o protetor.

A última dica é não misturar cremes diurnos e noturnos, suas fórmulas são deferentes e ideais para aquele período. Portanto, cremes diurnos só podem usados durante o dia e noturnos durante a noite. A troca pode prejudicar a saúde e causar danos.

Apesar da correria, o cuidado com a saúde da pele não pode ser deixado de lado. Alguns minutos por dia garantem a hidratação, mantendo assim a aparência saudável e evitando o envelhecimento prematuro. Lembre-se sempre de consultar um dermatologista para saber mais sobre o seu tipo de pele e o tratamento adequado.

Você costuma usar cremes hidratantes? Qual é seu preferido? Compartilhe conosco! Deixe seu comentário!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] face, aplique sempre o hidratante específico para o seu tipo de pele, pela manhã e pela noite, após a limpeza do rosto. Peles oleosas não são exceção aqui! Elas […]