fbpx Skip to main content

Componentes cosméticos: Devemos ficar atentos!

Fontes: Farmácia Jr. e Portal eCycle

Quando falamos sobre beleza, produtos e cosméticos, é muito comum rolarem as conhecidas ‘indicações’. Sabe aquela amiga que sempre tem uma ótima dica de produto? Quando isso acontece, muitas vezes, confiamos e compramos. No entanto, isso pode trazer um certo risco para a nossa saúde. Aposto que já rolou de você usar um produto, sem consultar um dermatologista, e acabar com alguma reação alérgica, irritação, intoxicação ou, até mesmo, o surgimento de acne.

Isso pode acontecer por conta de substâncias e elementos, ou mesmo a combinação de ingredientes, que estão presentes na composição química dos produtos, sejam eles para pele ou cabelo. É claro que existem muitos componentes mais simples que podem estar presentes no nosso dia a dia, como a água, por exemplo.

Mas, afinal, nem todo mundo é craque em química, né? Pensando nisso eu resolvi trazer para vocês um pouco mais de informação sobre esse tema e vou começar listando os componentes mais conhecidos por nós e essenciais para a eficácia do produto! Então pegue a caneta e o bloquinho de notas!

Quais são os componentes cosméticos que devemos ficar atentos?

Água: É um dos componentes principais para a criação de cosméticos, por isso deve ser usada de forma pura, isenta de sais minerais e matéria orgânica.

Princípio Ativo: Responsável pela finalidade prometida pelo cosmético, seja ela hidratação, revitalização, clareamento,ou proteção, entre outros.

Antioxidantes: Impedem ou bloqueiam o processo de oxidação dos ingredientes orgânicos, promovendo a estabilidade e qualidade dos componentes.

Fragâncias: Ditam a personalidade e o toque de perfume para o produto e garantem a preferência e aceitação do cosmético por parte do consumidor.

Esses são alguns dos componentes que podemos conhecer e identificar com facilidade. Mas quais são os que devemos ficar mais atentos? Vou listar alguns deles também:

Parabenos: Muito usados em cosméticos por promover uma ação antifúngica e antimicrobiana. Sua presença é comum em shampoos, cremes, desodorantes e maquiagens. Algumas pesquisas, no entanto, indicam que essa substância pode, em algumas pessoas, causar problemas na pele, como alergias, além de trazer malefícios ao meio ambiente.

Chumbo: O chumbo é um metal nocivo aos seres humanos e ao meio ambiente. Pode ser tóxico, cancerígeno, prejudicial ao cérebro e ao nosso sistema nervoso. Sua presença é comum e regulamentada em tinturas capilares, podendo conter uma concentração máxima de 0,6% de acetato de chumbo.

Triclosan: Conhecido por ser um potente bactericida, está presente em sabonetes, pastas de dente e desodorantes. O uso indiscriminado de itens com esse ingrediente pode desregular o sistema de defesa do nosso corpo.

BHA e BHT: Atuam como conservantes e antioxidantes. São muito usados na indústria e podem estar presentes em maquiagens em geral, perfumes e, até mesmo, em nossos alimentos. Há pesquisas que abordam os riscos da presença dessas substâncias em nossa rotina por, possivelmente, serem cancerígenos se utilizados em sua forma pura.

Por isso eu digo a vocês: É muito importante verificarmos a procedência dos produtos que compramos, entendermos seus ingredientes, combinações e proporções e sempre procuramos um dermatologista para quaisquer dúvidas que possam surgir. Ler, ao menos, o básico de uma formulação deveria se tornar um hábito, não acha? #SeLiga.

Agora que você já sabe porque devemos ficar mais atentos aos componentes químicos dos cosméticos, vem falar com a gente no perfil da @vialaserdepilacaobr no Instagram. Tem uma caixinha de perguntas te esperando para saber se você gostou deste conteúdo.

A Vialaser deseja ser a melhor amiga de todos os tipos de pele e convida todos a experimentar a melhor tecnologia de depilação a laser do mundo na unidade mais próxima, com nossos profissionais capacitados e preparados para atendê-los. Venha conhecer nossa tecnologia. 💚

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments