fbpx Skip to main content

Como se prevenir do Câncer de Mama?

O mês de outubro chegou colorindo de rosa o feed de nossa vida. Com isso, relembrar a importância do autocuidado para o combate ao Câncer de Mama.  

Hoje, vamos falar sobre os cuidados com a saúde. Bem como, explicar o que representa o Outubro Rosa no combate e prevenção da doença.  

Você sabia que o Câncer de Mama ocupa a primeira posição de mortalidade entre as mulheres? 

Infelizmente, mesmo com o acesso à informação, os índices de morte são enormes.

O Outubro Rosa surgiu nos anos 90 nos Estados Unidos com ações em alguns estados americanos. Como resultado, o surgimento de campanhas individuais de combate ao câncer de mama. Contudo, o movimento só ganhou força após a primeira Corrida pela Cura, realizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em 1990, na cidade de Nova York. Durante a competição, cada corredor recebeu um laço rosa para colocar no peito. Um gesto simbólico que se espalhou pelo mundo.   

A prevenção é o melhor remédio no combate à doença. Bem como, a informação e acesso ao tratamento.  Por isso é importante ficar em alerta. Seu corpo dá sinais e pede socorro!

Mas, como prevenir o câncer de mama? 

A prevenção da doença, em geral, baseia-se no monitoramento da saúde com exames de rotina e ter hábitos saudáveis.  

Alimentação saudável é uma aliada contra o Câncer  de Mama

É importante ficar longe de alimentos ultraprocessados, como comidas prontas. Isso porque, apesar da comodidade e praticidade que trazem para o dia a dia, podem ajudar a inflamar as células do organismo e causar o excesso de peso.

Fique de olho no peso corporal adequado 

O peso em excesso é um problema no combate ao câncer. Segundo pesquisa realizada pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, da OMS, o excesso de peso representa risco para o desenvolvimento de pelo menos 13 tipos de câncer, como esôfago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino, rins, mama (mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireoide e mieloma múltiplo.   Por isso, cuidado com os quilos a mais na balança.

Pratique atividades físicas 

A atividade física traz benefícios para o corpo e a mente. Bem como o equilíbrio das taxas hormonais, diminuição do tempo de trânsito gastrointestinal, fortalecimento do sistema imunológico. Além de auxiliar na perca de peso.

Amamente!  

A amamentação ajuda as mamães na prevenção ao câncer de mama. Isso porque o ato de amamentar está relacionado à alguns fatores como: amadurecimento das glândulas mamárias, a menor exposição à ação do estrogênio, hormônio feminino que está relacionado a esse tipo de câncer, entre outros fatores. Portanto, se possível, amamente seu bebê.  

Durante esse mês vou trazer bastante informação sobre o tema. Fique de olho nos próximos posts do blog.  

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments